Projetos de Extensão do Unisagrado são reconhecidos com Moção de Aplauso do vereador Sandro Bussola

- Assessoria de Imprensa

Atualmente, a instituição desenvolve 20 Projetos de Extensão na cidade, envolvendo as áreas de Saúde, Humanas, Exatas e Sociais Aplicadas


Na tarde desta quinta-feira (05/06), o vereador Sandro Bussola (MDB) entregou a Moção de Aplauso nº 62/2025 aos Projetos de Extensão do Unisagrado pelo excepcional impacto social na cidade de Bauru.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 10 de abril e foi aprovada em plenário na sessão legislativa realizada no dia 22 do mesmo mês.

O momento foi presidido pelo vereador André Maldonado (PP) e coube ao vereador-autor da honraria entregá-la aos homenageados responsáveis pelos projetos. Também estiveram presentes o vereador Junior Lokadora (Podemos) e diversos membros da comunidade do grupo universitário, que lotaram o plenário.

Sandro Bussola destacou a importância da entidade em seu trabalho educacional e social exercido na cidade. “São ações que fazem a diferença e produzem frutos”, disse. Por sua vez, os homenageados se disseram felizes de ver o quanto o ensino superior e os projetos de extensão podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade, evidenciando o quanto impactam não só o município, mas os próprios alunos envolvidos nas iniciativas. Eles também agradeceram a Câmara e as entidades que abrem as portas para que os 20 projetos de extensão do Unisagrado ganhem vida.

Os Projetos de Extensão do Unisagrado

As ações de Extensão do Unisagrado são norteadas por princípios éticos, filosóficos, pedagógicos e científicos, estando intimamente ligadas ao Ensino e à Pesquisa. A Extensão procura concretizar ações transformadoras que viabilizem a relação entre a Instituição e a sociedade por meio de diferentes atividades.

Definida e efetivada em função das exigências da realidade, a Extensão é indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. As ações dos Projetos de Extensão do Unisagrado possibilitam a formação do profissional cidadão e se credenciam, cada vez mais, na sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento, contribuindo para a superação das desigualdades sociais existentes.

A Extensão é uma via de mão dupla que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmicos e populares, e, como consequência, permite que a produção do conhecimento resulte do confronto com a realidade regional e nacional. Além disso, contribui para a democratização do conhecimento e para a participação efetiva da comunidade na atuação da Instituição.

Atualmente, o Unisagrado desenvolve 20 Projetos de Extensão na cidade de Bauru, envolvendo as áreas de Saúde, Humanas, Exatas e Sociais Aplicadas, com 23 professores e mais de mil alunos envolvidos, atendendo diretamente mais de 50 mil pessoas anualmente.

O Unisagrado tem por objetivo promover situações que possibilitem e sistematizem esta interação, buscando o equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico, contribuindo, dessa forma, com a transformação da sociedade.

Para tanto, as ações de Extensão responsabilizam-se por coletar, armazenar e divulgar informações de interesse para a vida da comunidade, bem como integrar tais ações às atividades de Ensino e Pesquisa, possibilitando situações de aprendizado e troca de saberes. Além disso, todos os projetos de Extensão possuem suas linhas temáticas em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, referentes à Agenda 2030.

Com base nesse princípio, a Extensão do Unisagrado responsabiliza-se pela institucionalização de projetos, no âmbito acadêmico e administrativo, estabelecendo a ligação entre o Ensino, a Pesquisa e a prática na comunidade. Para tanto, busca o estabelecimento de parcerias com organismos governamentais, com o mercado de trabalho, com organizações não governamentais e com o mundo empresarial, mobilizando, em nível local e regional, um movimento participativo dos diversos segmentos que compõem a sociedade.