Projeto do vereador Ricardo Cabelo propõe 100% de assentos preferenciais no transporte coletivo

14/03/2019 - Segundo o autor, iniciativa reforça o exercício da cidadania e o respeito ao próximo, priorizando idosos, pessoas com deficiência, gestantes e crianças de colo

O vereador Ricardo Cabelo (PPS) é autor de Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Bauru, buscando classificar como preferenciais todos os assentos dos ônibus do transporte coletivo da cidade (Processo 45/2019), garantindo, assim, prioridade plena a idosos com idade igual ou superior a 60 anos, mulheres grávidas, pessoas com crianças no colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“É muito comum, nos dias de hoje, idosos, pessoas doentes, deficientes, pessoas com criança de colo, terem que se equilibrar durante todo o percurso [de ônibus], de pé, muitas vezes com dor, porque ninguém teve a caridade de lhe ceder o lugar”, lamenta o parlamentar.

Cabelo acredita que as atuais cotas de assentos preferenciais não atendem à demanda de pessoas com necessidades especiais que utilizam o transporte público diariamente.

Segundo ele, a iniciativa, que já é lei em outros municípios, reforça o “exercício de cidadania e respeito ao próximo” e pode ampliar o sentido de justiça social em Bauru.

O projeto de lei de Ricardo Cabelo já obteve parecer por Normal Tramitação pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Câmara Municipal de Bauru