Projeto de Educação Ambiental precisa de solução para transporte de alunos da rede municipal em atividades

- Vinicius Lousada

Iniciativa foi apresentada a comissão da Câmara Municipal, que mediará diálogo do COMDEMA com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação

Em reunião da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo de Bauru, a presidente do colegiado, vereadora Telma Gobbi (SD), e o parlamentar Coronel Meira (PSB) receberam membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMDEMA), para a apresentação de projeto elaborado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do órgão, que pretende desenvolver ações permanentes junto a alunos da rede municipal de ensino.

A proposta baseia-se em visitas monitoradas, articuladas entre si, e complementadas por reflexões em salas de aula acerca das questões ambientais, relacionando-as com o homem e suas ações, aspectos culturais, sociais e econômicos.

Um projeto piloto do Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA) está em execução junto a uma turma de quinto ano da EMEF Maria Chaparro Costa.

A partir do ano que vem, a Câmara Técnica do COMDEMA espera dar início à implementação definitiva, assistindo duas escolas por ano.

Para isso, é preciso que o poder público disponibilize um ônibus para transportar os estudantes das turmas selecionadas. São necessárias “16 viagens” por ano.

Os locais das visitas são: Observatório Didático da Unesp, Museu do Café de Piratininga, Museu Ferroviário Regional de Bauru, Pinacoteca de Bauru (Casa Ponce Paz), Jardim Botânico, Zoológico, Centro Ambiental Rio Batalha e Estação de Tratamento de Esgoto “Candeia”.

A proposta da Câmara Técnica é de que sejam utilizados recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente para a locação do ônibus.

Os vereadores Telma e Meira pontuaram que a utilização deste dinheiro não passa pelo crivo do Legislativo, mas se propuseram a mediar o diálogo dos membros da COMDEMA junto às Secretarias do Meio Ambiente da Educação, cujos titulares serão chamados para reunião conjunta do colegiado, em data a ser definida.

Também foi sugerida pelos parlamentares a possibilidade de que a Educação faça um aditivo ao contrato do transporte escolar para que essas viagens sejam incluídas no rol de serviços prestados pela empresa que já transporta os alunos de suas residências para as escolas.

A reunião contou ainda com a presença do presidente do COMDEMA, Dorival José Coral, que reiterou a importância de que o PMEA fosse apresentado ao Legislativo, com o intuito de viabilizar as mobilizações necessárias para sua implementação.

As diretrizes do projeto foram expostas pela coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Jandira Líria Talamoni.

A vereadora Chiara Ranieri (DEM) foi representada pelo assessor Fellipe Guerrise.