Professor Carlos dos Santos se emociona ao receber o Título de 'Cidadão Bauruense'

- Assessoria de Imprensa

Honraria é de iniciativa da vereadora Chiara Ranieri; Sessão Solene destaca trajetória de luta, trabalho e transformação pela Educação

Diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP), o Professor Doutor Carlos Ferreira dos Santos recebeu, na noite da última sexta-feira (10/9), o Título de 'Cidadão Bauruense'.

A honraria foi oferecida pela vereadora Chiara Ranieri (DEM) via Decreto Legislativo n.º 1930, de 15 de dezembro de 2020 – aprovado por unanimidade pelos vereadores da Legislatura 2017-2020.

A Sessão Solene foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Bauru, a primeira realizada neste período de pandemia do novo coronavírus – respeitando os protocolos sanitários.

Presidida pelo vereador Guilherme Berriel (MDB) e secretariada pelo vereador Coronel Meira (PSL), a sessão contou com a participação da Diretora Técnica de Saúde do Departamento Regional de Saúde (DRS 6 – Bauru), Doroti da Conceição Vieira Alves Ferreira; do Prefeito do Campus da Universidade de São Paulo (USP) Bauru, Professor Doutor José Henrique Rubo; da Superintendente substituta do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP-Bauru, Dra. Cleide Felício de Carvalho Carrara; da Pró-Reitora de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED Nacional - mandato 2020/2021), Professora Doutora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; do consultor de negócios Clemilton Bassetto, representando o Sebrae-Bauru; além de familiares e convidados do homenageado.

Naturalidade "do coração"

Autora da honraria, Chiara iniciou seu discurso lembrando a fala do colega de partido, o vereador José Roberto Segalla (DEM), destacando que existe um tipo de naturalidade que é chamada de "cidadão". "É a naturalidade afetiva, a naturalidade do coração, daqueles que querem ter alguém como seu conterrâneo", explicou. "A naturalidade afetiva é essa que nós pedimos alguém que aceite – é essa naturalidade que pedi ao Professor Doutor Carlos Ferreira dos Santos que aceitasse", completou.

Depois, a vereadora destacou a trajetória do Professor Carlos – natural de São José dos Campos, veio a Bauru em 1990 para cursar Odontologia na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Seguiu a trajetória acadêmica e de pesquisa, com mais uma graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre-docência – contribuindo para a formação de centenas de alunos na graduação, além de dezenas de mestres e doutores.

Também teve sucesso como gestor: atual diretor da FOB-USP e superintendente do HRAC/Centrinho-USP, o Professor Carlos é um dos defensores da criação da Faculdade de Medicina da USP em Bauru e trabalha pela implantação efetiva do Hospital das Clínicas na cidade. Além disso, sob sua liderança, o Laboratório de Farmacologia da FOB-USP contribuiu para o controle e gerenciamento da pandemia do novo coronavírus com a testagem molecular para a COVID-19 por meio do exame RT-PCR em tempo real. Até o momento, já foram analisadas mais 97 mil amostras coletadas nos serviços públicos de Bauru e região.

"Por isso, na condição de representante do Povo Bauruense, gostaria de dizer que é uma honra para nós reconhecê-lo oficialmente como conterrâneo", afirmou Chiara. "Tenha a absoluta certeza de que Bauru está feliz em tê-lo como cidadão e o agradece por toda a dedicação a nossa terra e nossa gente", finalizou a vereadora.

Emoção e agradecimentos

Muito emocionado, o Professor Doutor Carlos Ferreira dos Santos agradeceu a vereadora Chiara Ranieri e a Câmara de Bauru pela honraria recebida. Em seu discurso, relembrou a origem humilde na periferia de São José dos Campos e a luta de sua mãe, Dona Lenira (falecida em 2015), que trabalhou incansavelmente para criar sozinha quatro filhos.

Recordou também os desafios e esforços para sua formação em Bauru, como aluno de baixa renda, com bolsas de programas de permanência estudantil da USP e também bolsas de pesquisa, por mérito acadêmico, além do trabalho, no período noturno, como professor de Química no Ensino Médio em escola pública de Bauru – que custeou a aquisição de instrumentais para o treinamento nas clínicas.

“Defino-me como um produto da educação de excelência que me foi dada na Escola Olavo Bilac de São José dos Campos, por meio de bolsa de estudo, e na Universidade de São Paulo, com sua política de permanência estudantil na graduação na Faculdade de Odontologia de Bauru para um aluno de baixa renda como eu, e com a excelência da pós-graduação stricto sensu no mestrado e no doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e no Medical College of Wisconsin, nos Estados Unidos. A pesquisa literalmente me abriu as janelas do mundo", pontuou.

Aproveitou para agradecer a generosidade de professores, mestres, incentivadores e grandes amizades que fez ao longo de sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. "Preciso dizer que, se os vereadores entenderam que fiz algo de positivo para a cidade, eu nunca estive sozinho. Sempre tive pessoas que me apoiaram e que me apoiam. Portanto, a honraria do título de Cidadão Bauruense representa um reconhecimento coletivo para o campus da USP de Bauru", afirmou.

Lembrou sua trajetória também na gestão, com todos os desafios que são impostos à administração tanto na FOB quanto no HRAC/Centrinho – com destaque para o trabalho feito no Laboratório de Farmacologia da FOB-USP durante a pandemia. “Quis o destino que, 20 anos após eu aprender técnicas de biologia molecular nos Estados Unidos, eu colocasse em prática todos aqueles conhecimentos adquiridos para que o Laboratório de Farmacologia da FOB realizasse a testagem", destacou. "Como professor, pesquisador e profissional da saúde, indubitavelmente, essa passagem da minha vida é o meu maior orgulho, pois pude devolver à população de Bauru e região parte do investimento que o Estado de São Paulo e o Governo Federal fizeram em mim durante minha formação como pesquisador e também como aluno e servidor da USP – uma Universidade pública e gratuita, que não se furta a auxiliar na resolução dos problemas das cidades e regiões onde está inserida. Na USP, e por meio da USP, continuarei trabalhando e lutando por Bauru”, completou.

Por fim, Professor Carlos citou sua maior conquista na cidade. "Bauru ainda me deu meu maior tesouro: os meus dois filhos, Samuel e Kathlyn, que adotei há nove anos, como pai solteiro, e que encheram a minha vida de muito amor. Muito obrigado, Bauru, pelos filhos que você me deu!”, finalizou.

Assessoria - Câmara Municipal de Bauru

Assessoria - Vereadora Chiara Ranieri

Assessoria - HRAC-USP