Primeira Sessão Ordinária de julho tem 12 matérias em pauta

- Assessoria de Imprensa

Em primeira discussão, estão dois projetos de autoria de vereadores da Casa, que tratam de trazer maior transparência na prestação de contas de entidades vinculadas ao Poder Executivo e instituição do “Dia do Rolê Vicentino” no Calendário Oficial do Município


Na sessão legislativa da próxima segunda-feira (07/07), a Câmara Municipal de Bauru realizará a 23ª Sessão Ordinária de 2025. Os vereadores da 34ª Legislatura vão apreciar 12 matérias que estão em pauta.

Em Segunda Discussão, o plenário apreciará o PL nº 51/2025 (processo nº 138/2025), cuja autoria é da prefeita Suéllen Rosim (PSD). Ele modifica dispositivos da Lei Municipal nº 7.767, de 05 de dezembro de 2023, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 7.578, de 03 de agosto de 2022, que dispõe sobre a organização e o funcionamento dos Distritos Industriais e dá outras providências.

Em Primeira Discussão, dois projetos de lei de vereadores passarão pela primeira rodada de votação. O PL inscrito sob o processo nº 13/2025, do vereador Arnaldinho Ribeiro (Avante), dispõe sobre a obrigatoriedade de entidades públicas e privadas subvencionadas pelo Executivo Municipal divulgarem, semestralmente, informações relativas às ações especificadas, na Imprensa Oficial do Município de Bauru e no Portal da Transparência de Bauru.

Segundo o projeto, passariam a ter essa obrigação entidades que “utilizem, arrecadem, guardem, gerenciem ou administrem, de qualquer forma, dinheiro, bens e valores do município ou pelos quais este seja responsável; ou que assumam obrigações de natureza pecuniária em nome do município”. Já entre os dados que devem começar a ser divulgados estão ações financeiras e patrimoniais, incluindo compras, vendas, doações, contratações, pagamentos, recebimentos, empréstimos e quaisquer outras operações que envolvam bens ou valores.

O objetivo, como explica o autor da proposta, é assegurar a ampla publicidade e transparência das prestações de contas e restabelecer a confiança social, promovendo maior segurança jurídica às entidades para que possam continuar desempenhando suas relevantes funções de interesse público.

Depois, o PL do vereador Marcelo Afonso (PSD), inscrito sob o processo nº 193/2025, pretende instituir no Calendário Oficial do Município de Bauru o “Dia do Rolê Vicentino”, a ser comemorado, anualmente, no primeiro domingo do mês de julho.

Apenas um projeto está pautado para discussão única. É o PDL do vereador Natalino da Pousada (PDT), inscrito sob o processo nº 209/2025, que dá denominação de Área Institucional Aparecida Ortiz da Silva a uma área do Loteamento Bauru Azevedo. (Minuta nº 38/25).

Além disso, oito moções serão colocadas em discussão. A moção de apelo nº 120/2025, assinada por diversos vereadores da Casa, é destinada ao Governo do Estado de São Paulo e à Secretaria de Desenvolvimento Social para que reconsiderem com urgência a decisão de encerrar o funcionamento do restaurante Bom Prato de Bauru aos finais de semana.

O vereador Dário Dudário (PSD) é o autor da moção de aplauso nº 121/2025, destinada ao Senhor Jamil Fidelis da Motta pela exemplar trajetória profissional e pela dedicação ao comércio nas feiras livres de Bauru.

O vereador Mané Losila (MDB) propõe a moção de aplauso nº 122/2025, que homenageia o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) – Unidade Bauru, pela relevante atuação em prol da formação profissional e inclusão social de jovens no mercado de trabalho.

O vereador Eduardo Borgo (Novo), por sua vez, é autor de duas homenagens: ao músico Pablo Casteliano Miranda por sua atuação e valorização da música e dos movimentos culturais de Bauru (moção de aplauso nº 123/2025) e a Luiz Paulo Menezes Rubin, pelas premiações recebidas nos principais campeonatos de fisiculturismo mundial (moção de aplauso nº 126/2025).

O vereador Natalino da Pousada (PDT) também apresentou duas moções: a de nº 124/2025 é destinada à Senhora Ariane Angélica Caffêo, pela sua trajetória de amor, luta e dedicação aos animais e ao meio ambiente; e a de nº 125/2025 é conferida ao Pastor Daniel Felipe, por sua honrada trajetória de vida cristã, formação teológica, serviço pastoral e contribuição à fé e ao bem-estar espiritual das comunidades em que atua.

Por fim, a vereadora Estela Almagro (PT) propôs a moção de aplauso nº 127/2025 ao jovem Yago Francisco Muniz de Arruda Oliveira, “O menino do abacate”, pelo projeto social dos cafés da manhã oferecidos aos sábados aos moradores do bairro Jardim Ivone.

Acompanhe

A sessão ordinária de segunda-feira, dia 7 de julho, será transmitida ao vivo pela Rádio Câmara Bauru (93,9 FM) e pela TV Câmara Bauru (Canal 10 da Claro/NET e Canal 31.3 no sinal aberto digital). Também é possível assistir às discussões e votações pelo YouTube e pelo portal da Casa de Leis.