Vereadores e Executivo vão se reunir para discutir projeto das OSs

18/10/2017 - O prefeito Gazzetta e os secretários de Saúde e de Negócios Jurídicos confirmaram presença; proposta também será debatida em Audiência Pública

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, Sandro Bussola (PDT), chamou para esta sexta-feira (20/10), às 10h da manhã, reunião entre os vereadores e representantes do Poder Executivo para a discussão do Projeto de Lei encaminhado à Casa, que busca autorização para qualificar entidades como Organizações Sociais (OSs) e firmar, junto a elas, contratos de gestão para a prestação de serviços (Processo 213/17).

Líder do governo no Legislativo, o parlamentar Markinho Souza (PP) já confirmou as presenças do prefeito Clodoaldo Gazzetta, do secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin, e do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Antonio Carlos Garms.

Bussola pontua que o encontro antecederá a Audiência Pública que será chamada para que todos os setores organizados da sociedade discutam a proposta.

“É uma oportunidade para que o Executivo detalhe a proposta e responda a dúvidas dos vereadores”, explica.

O Projeto de Lei tramita pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara. Nesta terça-feira, o relator do texto, vereador Roger Barude (PPS), solicitou prazo para emitir seu parecer.

A reunião entre os parlamentares e os membros do governo acontecerá na Sala da Presidência.

A proposta

De acordo com o texto, poderão se credenciar pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos, com pelo menos 24 meses de atuação, e que desenvolvam atividades voltadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, ao meio ambiente, à cultura e à saúde.

Na Exposição de Motivos, o prefeito alega que o projeto dota o governo de Bauru de um “instrumento gerencial para administrar com dinamismo, sem deixar de lado a participação do Controle Social e da Administração Pública na fiscalização”, assegurando a “profissionalização da gestão pública”, com o estabelecimento de metas e indicadores de qualidade.

Gazzetta ressalta ainda que todo e qualquer contrato de gestão com as respectivas Organizações Sociais será fiscalizado pelo Poder Legislativo.

O prefeito, por fim, solicita urgência na aprovação do texto e pontua que as despesas decorrentes da prestação de serviços por essas entidades não serão computadas como gastos com pessoal.

VINICIUS LOUSADA