Na quarta-feira (18/06), a Câmara de Bauru realizou uma solenidade para a entrega do Título de Cidadão Bauruense ao médico Antonio Rugolo Junior, presidente da Famesp (Fundação Para o Desenvolvimento Médico Hospitalar). A homenagem, proposta pelo vereador Dário Dudário (PSD), foi aprovada por unanimidade do plenário da Casa de Leis no dia 22 de abril de 2025 e gerou o Decreto Legislativo nº 2.351 (Processo nº 124/2025).
A sessão solene foi conduzida pelo presidente Markinho Souza (MDB) e contou com a presença dos parlamentares Cabo Helinho (PL), Junior Lokadora (Podemos), Miltinho Sardin (PSD) e Sandro Bussola (MDB), além do proponente da homenagem.
Também acompanharam o momento o ex-Deputado Estadual, Dr. Pedro Tobias; a Diretora do Hospital Estadual, Dra. Débora Rosa; o Superintendente Administrativo da Famesp, Sidnei Lastoria; o Diretor Administrativo da Maternidade Santa Isabel, Adilson Zamarin; os advogados da Famesp, Dr. João Alberto Rossi e Dr. Maurício Passarelli; representando o presidente da OAB-Bauru, a Dra. Rosângela Thenório; e o presidente da Liga Regional de Basquete do Centro-Oeste Paulista, Gerson Pinheiro.
Após a entrega do Título e a exibição de um vídeo com diversos depoimentos enaltecendo o homenageado, o vereador Dário Dudário subiu à tribuna para dizer que se sente muito honrado por poder fazer essa homenagem, que foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores. “Sabemos da trajetória, das dificuldades, sabemos dos desafios enfrentando a pandemia, mas o senhor nunca recuou e esteve sempre no comando liderando”, discursou.
Ele destacou que cada vida salva pela atuação do Dr. Antonio Rugolo Junior carrega um pouco de seu compromisso com a medicina. Por isso, entrega não apenas um título, mas gratidão a quem já fez muito por Bauru, com amor em servir. “Um homem que dedicou sua vida a cuidar de outras vidas agora é oficialmente bauruense”, comemorou.
Por sua vez, o homenageado começou sua fala em tribuna agradecendo a honraria e por poder fazer “parte dessa cidade que aprendi a amar e respeitar”. Ele ressaltou que o Título recebido não é apenas seu, mas que pertence a todos que caminham diariamente com ele, destacando sua equipe, os profissionais de saúde que se dedicam ao cuidado com o outro e cada cidadão que acredita que é possível construir uma saúde pública de qualidade.
Reforçando que é médico por vocação e que vê a saúde pública como um direito inegociável, Dr. Rugolo encerrou seu discurso com uma mensagem clara: “saiba que levo esse gesto com o compromisso renovado de seguir lutando por uma saúde mais humana, mais justa e acessível para todos. Que essa noite fique marcada não por uma honraria, mas por um pacto coletivo por um bem comum. Viva Bauru, viva a saúde pública”, finalizou.
Sobre o homenageado
Antonio Rugolo Júnior nasceu em Laranjal Paulista (SP), passou parte da infância em Piracicaba (SP) e viveu até seus 20 anos em Sorocaba (SP). Foi no final da década de 1970 que fincou raízes na cidade de Botucatu, onde reside até hoje com a família.
Hoje o nome de Rugolo é um expoente na área da saúde, sendo reconhecido não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo Brasil. Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB (1982), o médico também possui Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal Paulista - Unifesp (1990) e doutorado em Pediatria pela FMB (2001), além do MBA em Administração Hospitalar (2002-2003), Capacitação em Administração Hospitalar (Gesthos 2003) e Custos para Instituições de Saúde (PUCRS - 2009).
Rugolo começou a se familiarizar com a função de gestor ainda na adolescência, quando precisou assumir a transportadora da família diante da enfermidade do pai. Mas foi com o cargo de diretor do Centro de Diagnóstico do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu que iniciou sua trajetória profissional, intensa e produtiva.
Ao longo de sua história, o médico ocupou vários cargos diretivos na Famesp (diretor-presidente entre 2003-2005; vice-presidente entre 2011 e junho 2013 e presidente novamente a partir de julho/2013) e no Hospital das Clínicas - HCFMB (onde foi diretor entre 2005 e 2009). No mesmo período (2005-2009), foi diretor da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAUE) e membro da congregação da FMB/Unesp. Entre 2006 e 2009 também foi membro da Comissão lnterinstitucional do Ministério da Saúde, cujo objetivo era avaliar e diagnosticar a situação dos hospitais universitários.
Desde 2011, transita entre Botucatu, onde fica a sede da fundação que preside, e Bauru, onde fica a Coordenadoria de Serviços de Saúde Famesp, da qual está à frente fazendo a gestão de serviços estaduais como os Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME) de Bauru, ltapetininga e Tupã; Hospital Estadual Bauru; Hospital de Base de Bauru; Maternidade Santa Isabel; Hospital das Clínicas e Hospital Manoel de Abreu.
Doutor Rugolo ainda leciona a disciplina de Neonatologia no Departamento de Pediatria da FMB/UNESP. Em 2015, voltou ao cargo de Presidente da FAMESP - Fundação Para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, afastando-se em 2018 para assumir o cargo de Secretário Adjunto na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Retornou em 2019, onde está até os dias de hoje.
O que é o Título de Cidadão Bauruense
O Título de Cidadão Bauruense é uma honraria concedida pelo Poder Legislativo a pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da cidade, mas não nasceram aqui. É uma forma de reconhecer e agradecer o trabalho, a dedicação e os serviços prestados em prol do município.
Cada vereador pode apresentar até dois Títulos de Cidadão Bauruense durante o mandato.