Presidente da Câmara Municipal recebe comerciantes da Batista de Carvalho

Empresários e presidente da CDL Bauru pedem a permanência da Base Centro da Polícia Militar na Praça Machado de Melo

Na última sexta-feira (19/11), o presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador Markinho Souza (PSDB), recebeu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Odair Secco Cristovam, e comerciantes das quadras 1 e 2 da Batista de Carvalho, na Sala da Presidência da Casa de Leis. Também participaram da reunião, os empresários Moisés Jesus, Maria de Lourdes Lopes e Márcio Aurélio.

No encontro, o presidente da CDL Bauru pediu a permanência da Base Centro da Polícia Militar, hoje instalada na Praça Machado de Melo, para garantir a segurança do quadrilátero que vai da Avenida Pedro de Toledo até a Rodovia Marechal Rondon e da Avenida Duque de Caxias até a Rua Célio Daibem, tanto para os comerciantes quanto para os funcionários do Calçadão da Batista, além da segurança dos clientes que circulam por essa área.

Maria de Lourdes Pirola Lopes, empresária que tem uma sorveteria na quadra 1 da Rua Batista de Carvalho, disse que ficou sabendo que a partir de janeiro de 2022 a Base Centro da PM mudaria de local, já que a Base Sul da PM estaria dividindo o mesmo espaço. Com a saída do Comando de Bombeiros do Interior 2 (CBI-2), sede do Comando Regional de Bombeiros, do imóvel localizado na Rua Marcondes Salgado, quadra 2, a Base Centro PM seria realocada para lá. A nova sede do grupamento do Corpo de Bombeiros fica localizada na Avenida Odilon Braga, entre o Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Polícia Federal.

Sob responsabilidade do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM-I), a Base Comunitária de Segurança Centro fica instalada na Praça Machado de Melo, em frente à quadra 1 do Calçadão da Rua Batista de Carvalho.

A Base Centro foi inaugurada na década de 80 e passou por diversas revitalizações ao longo dos anos, recebendo benfeitorias custeadas por entidades que representam o comércio e a indústria de Bauru, como a CDL e a Acib.

O presidente Markinho Souza entrou em contato com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM-I), tenente-coronel PM Paulo Cesar Valentim, que sinalizou que não há, até a data da reunião, informação sobre fechamento da base da PM da Praça Machado de Melo.

O tenente-coronel PM Paulo César Valetim disse que há uma expectativa de levar o efetivo do Pelotão de Trânsito e da 1ª Companhia de Polícia Militar, que estão na quadra 10 da Rua Araújo Leite, para o prédio atual do Corpo de Bombeiros na Rua Marcondes Salgado.

Por fim, e esclarecido que não há definição sobre a saída da Base Centro da PM da Praça Machado de Melo, o presidente da Casa, Markinho Souza, falou que paralelamente à segurança da região central da cidade tem buscado melhorias na Praça Dom Pedro II, como a iluminação por LED, reforma dos bancos e também do Wi-Fi na praça pública, fortalecendo a segurança e garantindo um movimento constante no entorno da Câmara Municipal.