Presidência da Câmara recebe visita de diretores da Fundação Astronauta Marcos Pontes

- Assessoria de Imprensa

O mockup da cápsula Soyuz TMA, parte da nave espacial que levou e trouxe Marcos Pontes de volta à Terra será inaugurado no Aeródromo Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador Markinho Souza (PSDB), recebeu na última terça-feira (1º/6) uma visita de cortesia dos diretores da Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes). Estiveram presentes os diretores da entidade Edson Mitsuya, Silvio Luiz Frank e Luiz Carlos Pontes.

Ao presidente da Casa de Leis, o presidente da entidade, Edson Mitsuya, convidou para o Jantar Beneficente em comemoração aos 15 anos da Missão Centenário, que levou o astronauta Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 29 de março de 2006. O evento será realizado neste sábado (5/6), a partir das 17h, e seguirá todos os protocolos de biossegurança, com distanciamento entre as mesas no Buffet Mantovani, em Bauru. Os ingressos limitados estão esgotados. Edson também falou que o evento contará com a presença do atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Durante a reunião, os diretores também informaram sobre os eventos que serão realizados no próximo domingo (6/6). O primeiro encontro intitulado de ‘Motociata Solidária’ ocorre a partir das 9h30 e arrecadará alimentos pelas ruas da cidade. O percurso, que também terá a presença do Astronauta Marcos Pontes, iniciará na Praça do Avião, na Av. Dr. Mario Oliveira Mattosinho. Em seguida, às 12h, o mockup da cápsula Soyuz TMA será inaugurado para todo o público de forma gratuita no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros (SBBU) que fica localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, n.º 19-120, Vila Nova Cidade Universitária. A réplica foi instalada ao lado do monumento do Astronauta. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e entrar no mockup da cápsula Soyuz TMA, parte da nave espacial que levou e trouxe Marcos Pontes de volta à Terra.

O presidente da AstroPontes destaca que será uma oportunidade única para Bauru. “É uma valorização para a cidade e uma oportunidade singular de comemorarmos os 15 anos da Missão Centenário, porque nenhum outro lugar do mundo terá uma igual, sem contar que chegaremos o mais próximo possível de tudo que o Marcos Pontes realmente sentiu como astronauta e incentivar novas gerações no caminho da educação, ciência e tecnologia”, completa Edson Mitsuya.

O módulo poderá comportar até três pessoas por vez e terá painéis, óculos 3D, conteúdos em áudio e vídeo com animações e vibrações, ar-condicionado, luz, fumaça, entre outras surpresas. Idealizada pela Fundação, sua parte estrutural foi construída pelo empresário Sumió Canuto Kassahara, da empresa Ecopet Ambiental Agudos. O painel interativo foi desenvolvido pelo Centro Universitário FACENS de Sorocaba e o Serviço Nacional Aprendizagem Industrial João Martins Coube (SENAI) de Bauru, pela composição tecnológica.