Benedita Gracinda, Aguinaldo e Valdir recebem o Prêmio 'Zumbi dos Palmares' 2018

28/11/2018 - Sessão Solene foi presidida pelo vereador Mané Losila, que destacou a trajetória de transposição de obstáculos dos homenageados

Os premiados Valdir, Gracinda e Aguinaldo - Crédito: Pedro Romualdo

A Câmara Municipal de Bauru entregou, na noite desta quarta-feira (28/11), no Plenário Legislativo, o Troféu do “Zumbi dos Palmares” 2018. Indicados à Mesa Diretora pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra, Benedita Gracinda Ferreira de Souza, Aguinaldo Anastácio da Silva e Valdir Ferreira de Souza foram homenageados em Sessão Solene presidida pelo vereador Mané Losila (PDT).

A honraria reconhece, anualmente, cidadãos ou instituições que se dedicam à luta contra o racismo e outras intolerâncias.

Como critérios, são consideradas “ações que tenham por objetivo a plena inserção da comunidade negra na vida socioeconômica e político-cultural”.

Mané Losila destacou a trajetória de luta dos três homenageados, citando o exemplo de Benedita Gracinda, que foi empregada doméstica e formou-se professora. “São histórias de transposição de obstáculos”, pontuou o parlamentar, ao enfatizar o merecimento das homenagens.

Os ex-vereadores Roque Ferreira e José Carlos de Souza Batata e a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Greice dos Santos Luiz, também prestigiaram a solenidade. Paulino Pereira representou a Secretaria Municipal de Cultura.

Em nome dos premiados, Benedita Gracinda Ferreira agradeceu o reconhecimento e a todos que lhe deram suporte ao longo de sua trajetória.

Os três premiados, o vereador Mané Losila, o ex-vereador Roque Ferreira e os membros do Conselho Municipal da Comunidade Negra

Nina Barbosa entregou o prêmio a Benedita Gracinda / Crédito: Pedro Romualdo

Carlos Alberto Martins entregou o prêmio a Aguinaldo Anastácio da Silva / Crédito: Pedro Romualdo

Roque Ferreira entregou o prêmio a Valdir Ferreira de Souza, conhecido como Gibi / Crédito: Pedro Romualdo