Pregando diálogo, vereadores, prefeita e vice tomam posse na Câmara de Bauru

- Vinicius Lousada

Solenidade dá início a Legislatura que se encerra em 31 de dezembro de 2024

Foram empossados, no Plenário da Câmara Municipal de Bauru, nesta sexta-feira (1º/01), os 17 vereadores para a Legislatura 2021-2024. Também foi dada a posse para a prefeita Suéllen Rosim - a primeira mulher a ocupar o cargo - e para o vice-prefeito Dr. Olrando Dias, ambos filiados ao Patriotas.

Exercerão os cargos de parlamentares Coronel Meira (PSL), Chiara Ranieri (DEM), Edson Miguel (Republicanos), Telma Gobbi (PP), Mané Losila (MDB), José Roberto Segalla (DEM), Luiz Carlos Bastazini (PTB), Serginho Brum (PDT), Ricardo Cabelo (Republicanos), Guilherme Berriel (MDB), Beto Móveis (Cidadania), Estela Almagro (PT), Júnior Rodrigues (PSD), Markinho Souza (PSDB), Eduardo Borgo (PSL), Marcelo Afonso (Patriota) e Pastor Bira (Pode).

Todos os representantes escolhidos diretamente pelos eleitores de Bauru para os principais cargos dos Poderes Executivo e Legislativo prestaram seus compromissos - entre os quais o cumprimento das Constituições Federal e Estadual e da Lei Orgânica, para a observância das leis, promoção do bem-estar do povo e defesa da autonomia do município.

Diálogo

Usaram a Tribuna a prefeita Suéllen Rosim, falando pelo Poder Executivo, e o vereador Eduardo Borgo, em nome do Legislativo.

Ambos destacaram a importância do diálogo, da independência e da harmonia entre os Poderes.

A prefeita agradeceu a Deus e a suas família e equipe; e disse que sabe que não conseguirá, sozinha, superar os desafios da cidade, destacando que os vereadores são parte do processo de mudança que a sociedade espera.

O parlamentar Borgo, por sua vez, destacou que Bauru passará por tempos difíceis relacionados à realidade financeira do município e o contexto da pandemia da COVID-19.

Também pontuou problemas estruturantes nas áreas da Saúde e da Economia, reiterando que não há fórmulas mágicas para resolvê-los e que a experiência e a coragem dos representantes do povo são determinantes.

O parlamentar elencou temas que terão de ser debatidos e/ou decididos pela Casa de Leis - como o futuro da Cohab e o modelo de concessão da gestão dos resíduos -, para dimensionar a responsabilidade dos próximos quatro anos.

Outro ponto abordado por Eduardo Borgo foi a abrangência e a importância dos papéis que devem ser desempenhados pelo Poder Legislativo: o de fiscalizar, propor e atuar nas comissões permanentes.

O vereador também repudiou os ataques racistas sofridos pela prefeita Suéllen Rosim após a campanha eleitoral. Veja a íntegra

A Sessão Solene para a Solenidade de Posse foi presidida por Coronel Meira, o parlamentar mais votado para o cargo nas últimas Eleições Municipais. Secretariaram os trabalhos os vereadores Chiara Ranieri e Pastor Edson Miguel. Depois, o Plenário elegeu a Mesa Diretora da Casa para o Biênio 2021-2022.

Em razão das medidas de segurança e prevenção à COVID-19, a Mesa de Autoridades Civis e Militares foi composta em ambiente virtual.

Participaram o Major PM Jovercy Bergamaschi Junior, Comandante Interino do 4. Batalhão de Polícia Militar do Interior (4. BPM-I); o Capitão PM Eduardo Souza Costa, representando o Comando dos Bombeiros do Interior 2; os deputados federais Rodrigo Agostinho e Capitão Augusto; e Ricardo Coube, representando o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Prefeito na gestão 2016-2020, Clodoaldo Gazzetta justificou ausência e, por meio de nota, cumprimentou os empossados.