Prefeitos de Bauru e região discutem Rio Batalha

- Repórter Fotográfico

08/05/2015 – Os prefeitos Rodrigo Agostinho (Bauru), Everton Octaviani (Agudos) e Sandro Bola (Piratininga), assumiram compromisso de trabalharem para a preservação das nascentes do Rio Batalha. O acordo foi firmado no encontro realizado na Câmara Municipal, organizado pelo vereador Markinho da Diversidade.

Em sua manifestação, Rodrigo disse: “que não acredita que essa primeira reunião possa resolver todos os desafios, mas acha que pode ser um bom início. É necessário um evento mais amplo para debater as questões pendentes, como agrotóxico e o esgoto que são despejados no percurso do leito, além da recuperação da mata ciliar”, completou.

Lembrou que um levantamento aponta que Bauru vai precisar do Rio Batalha pelos próximos 40 anos, daí a necessidade da mobilização, citou inclusive o pessoal da velha guarda – que ajudou na formação do Fórum Pró - Batalha – além de produtores rurais que têm propriedades próximas para contribuírem com a preservação.

Everton Octaviani revelou que Agudos através das Secretarias de Obras e Meio Ambiente além de outras, se necessário, vai estar engajada na preservação permanente do Rio Batalha.

Sandro Bola destacou que Piratininga conta com 100 por cento do esgoto tratado, mas que vai solicitar à SABESP para que faça uma análise sobre a eficiência no serviço de decantação nas quatro lagoas da cidade.

A Secretária do Meio Ambiente de Bauru, Lázara Gazzetta, observou que a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado liberou 100 mil mudas de árvores para que sejam plantadas na extensão do Rio Batalha sob o território de Bauru. Acrescentou ainda que a proteção dos mananciais está como prioridade na SEMMA.

O Secretário Chico Maia (Sagra), alertou para a busca de recursos federais – emendas parlamentares – para investir na preservação, além da elaboração de projetos que serão apresentados ao Governo da Noruega para a recuperação de áreas degradadas.

A titular da SEBES Darlene Tendolo, que se colocou a disposição dos prefeitos Sandro Bola e Everton Octaviani para trabalharem juntos, revelou que a Secretaria conta com o projeto “Reengenharia Social Sustentável”, em prol da preservação do Rio Batalha.

O Diretor Executivo do Fórum Pró – Batalha Gabriel Motta, declarou que sem preservação a gente fica dependendo do índice pluviométrico para o abastecer Bauru. Observou ainda que na extensão de 22 quilômetros – da Serra da Jacutinga até a captação, o Rio Batalha conta com 141 nascentes.

O vereador Markinho da Diversidade destacou a formação do Comitê Intermunicipal constituído por representantes das três cidades que vão se reunir mensalmente para discutir e desenvolver ações de recuperação e preservação das nascentes além da realização de um grande Fórum que vai acontecer em breve para ampliar o debate.

João Batista Mainini, Associação dos Trabalhadores Rurais e Urbano de Agudos e Região e Benedito Tanganelli, morador no Bairro Águas Virtuosas, cobraram ações praticas porque os resultados têm que surgir em curto prazo.

Participaram ainda da reunião os vereadores Arildo Lima Júnior, Fabiano Mariano, Carlinhos do PS, Artemio Caetano Filho, Roque Ferreira e o presidente da Câmara Faria Neto.

Nivaldo José – Assessoria de imprensa.