Planejamento e execução de políticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são tema de Audiência Pública

- Vinicius Lousada

Agenda da ONU foi definida em 2015 e contempla 17 frentes diferentes, buscando a melhoria nas vidas das pessoas

Por iniciativa do vereador Mané Losila (PDT), a Câmara Municipal promove, nesta terça-feira (26/11), às 15h, para discussão sobre o planejamento e o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na cidade de Bauru.

Os ODS integram agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2015, com o intuito de apontar diretrizes para melhorar a vida das pessoas em 17 frentes: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

“Há necessidade e expectativa mundial de que as políticas públicas implementadas sigam as diretrizes dos ODS. A audiência será importante para entendermos o que significam e seus conceitos. Precisamos de um raio-x para identificar como estamos e onde podemos chegar”, pontuou Mané Losila.

Foram convocados para a audiência o presidente do DAE, Eliseu Areco; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Fogolin; o secretário de Meio Ambiente, Airton Iósimo Martinez; o secretário do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes; a secretária de Educação, Izabel Miziara; o secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin; e o presidente da Emdurb, Elizeu Eclair.

A pedido do parlamentar Mané Losila, o Poder Legislativo convidou o prefeito Clodoaldo Gazzetta e representantes da OAB, CPFL, ITE Bauru, FIB, Unisagrado, Anhanguera Bauru, Unesp-Bauru, Unip Bauru, USP Bauru, CADEM, Conselho do Município de Bauru, CMAS, Conselho Municipal da Educação, COMUPI, CAE, CADS, COMDEMA, CMDH, Conselho Municipal de Mobilidade, Conselho Municipal de Política para as Mulheres, COMUPDA, Conselho Municipal de Saúde, COMSEA, Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, CMDCA, COMUDE, COMUSAE, CODESE e partidos políticos.