Pastor Bira (Podemos) entrega Moção de Aplauso à Escola do Sabor, projeto social e educacional bauruense

- Assessoria de Imprensa

Cozinha-escola busca qualificar profissionais para o mercado de trabalho por meio da promoção de oportunidades e da valorização da cidadania


Na tarde desta quinta-feira (09/10), o vereador Pastor Bira (Podemos) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 187/2025 à Escola do Sabor por ser referência gastronômica e pela sua contribuição ao desenvolvimento humano, social e educacional em nossa cidade.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis em 1º de setembro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 8 de setembro.

O vereador Junior Lokadora (Podemos) presidiu a cerimônia, já a entrega da Moção coube ao vereador-proponente, que declarou ser uma honra oferecer a homenagem a esse local tão conhecido de Bauru. Lembrando que a honraria representa um reconhecimento de todo o município, Bira destacou o “serviço diferenciado e único que prestam para uma cidade que precisa de referência”, por exemplo, quando se pensa no turismo como mote de desenvolvimento bauruense.

Ele também lembrou que seu gabinete prioriza a entrega de moções a iniciativas que possam inspirar outras pessoas. “E por isso, Bauru agradece vocês”, finalizou.

Em seguida, representantes da Escola do Sabor agradeceram a homenagem e reforçaram que ela só acontece graças à dedicação da equipe e de todas as pessoas envolvidas desde o início do projeto.

Eles explicaram que, além do restaurante, o foco da escola é nas pessoas que estão em situação de desemprego, que podem ter uma qualificação profissional. Além disso, disseram que o Instituto atua em outras áreas e que sempre estão em busca de parceiros para viabilizar novos projetos. “O importante é sempre estar indo em frente”.

Sobre a Escola do Sabor

Localizado na Rua Cussy Júnior, 11-63, a Escola do Sabor é um projeto social e educacional de iniciativa do Sinterc, administrada pelo Instituto lndisce (Instituto Nacional de Desenvolvimento e Integração Social, Cultural e Educacional). Ela foi inaugurada em 29 de abril de 2023.

O empreendimento é um projeto que engloba um restaurante comercial e uma cozinha-escola, com a finalidade de qualificar profissionais para o mercado de trabalho, criando oportunidades para as pessoas que buscam um emprego e que enfrentam dificuldades de inserção por falta de formação adequada.

A cozinha é totalmente equipada com o que há de mais moderno em tecnologia para cozinhas industriais.

Em um espaço aconchegante, moderno e climatizado, em 02 de maio daquele ano, a unidade foi aberta ao público, com capacidade para atender até 200 pessoas ao mesmo tempo e servir mais de 600 refeições no almoço, com uma cozinha administrada por chefs experientes, equipe treinada e cardápio elaborado por nutricionistas.

O restaurante não é apenas um ponto de alimentação: é um ponto de encontro da comunidade, atendendo trabalhadores, estudantes e famílias, sempre com preços acessíveis, mas, sobretudo, com respeito, dignidade e acolhimento.

Assim, a Escola do Sabor mostra que é possível alimentar o corpo e a alma, formando profissionais, gerando oportunidades e promovendo integração social, como um projeto que une qualificação profissional, oportunidade de trabalho e valorização da cidadania, cumprindo relevante papel social na comunidade bauruense.