Parlamentares e Executivo discutem Plano de Manejo da APA Água Parada

21/06/2018 - Foram pontuadas características das principais zonas de classificação dentro da maior unidade de conservação municipal

A revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA Água Parada foi pauta de reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (21/06), entre vereadores, os secretários Sidnei Rodrigues (Meio Ambiente) e Letícia Kirchner, além do integrante do Núcleo Gestor da Prefeitura de Bauru, Luiz Pires.

Aos parlamentares Sandro Bussola (PDT), Coronel Meira (PSB), Mané Losila (PDT), Miltinho Sardin (PTB), Roger Barude (PPS), Telma Gobbi (SD) e Yasmim Nascimento (PSC), os representantes do Poder Executivo explicaram os conceitos de cada uma das zonas classificadas dentro da unidade de conservação.

Vereadores questionaram o porquê de apenas duas, proporcionalmente, pequenas regiões ao sul da APA Água Parada – contíguas ao perímetro já estabelecido – terem sido apontadas pelo estudo como passíveis de futura ocupação urbana sustentável.

Foi observado por parlamentares que parte do território que chega até o Distrito de Tibiriçá, ocupado sobretudo por pastos, poderia também ser classificada dessa forma.

O diálogo entre representantes do Legislativo e do Executivo, contudo, apontou impasses legais para tais avanços, que podem voltar a ser discutidos na revisão do Plano Diretor Participativo.

Letícia Kirchner garantiu, por sua vez, que, apesar de, aparentemente pequena, se comparada à totalidade do território da APA Água Parada, as regiões classificadas como passíveis para uso urbano são de tamanho expressivo. “Fizemos pensando no futuro. Deve levar cerca de 30 anos para tudo isso ser ocupado”.

Zona de Conservação

Luiz Pires frisou ainda que a revisão do Plano de Manejo da APA Água Parada trouxe como novidade a autorização para a atividade de indústrias rurais nas zonas de conservação.

Bauru possui outras duas APAs municipais: Batalha e Vargem Limpa/Campo Novo. Para essas unidades de conservação, o governo municipal contratou recentemente a elaboração de seus respectivos planos de manejo.

VINICIUS LOUSADA