Para Natalino, foco da administração deve estar na saúde básica para ampliar serviços nas unidades dos bairros

- Vinicius Lousada

Obras de infraestrutura para combater enchentes também são prioritárias, na avaliação do parlamentar

O vereador Natalino da Silva (PV) espera que a administração municipal priorize a ampliação de atendimentos na rede básica de Saúde – compromisso do atual governo em campanha, que, em sua avaliação, não se materializou ao longo dos três primeiros anos de gestão.

No entendimento do parlamentar, é dever da Prefeitura promover a saúde nas unidades dos bairros, a fim de desafogar a procura pela rede de urgência e emergência e até mesmo a demanda por internações nos hospitais geridos pelo estado, que, por sua vez, não oferta leitos em número suficiente para Bauru e região.

Natalino relata que os munícipes ainda enfrentam dificuldades para agendar consultas nos postos.

“O foco deveria estar nisso porque, além de ser um direito, se o cidadão tem um atendimento humanizado e adequado para estar com a saúde em dia, consegue correr atrás do resto”, acredita o vereador.

Outro ponto elencado por Natalino é o baixo número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

“Não avançamos. Bauru demanda 26 equipes e continuamos com sete. Sentimos que as unidades não conseguem dar o feedback que os usuários precisam e esperam. Não há uma parceria com a comunidade”, lamenta.

O parlamentar também fala de problemas estruturais, lembrando que a unidade da Vila São Paulo/Pousada ainda não foi entregue, sendo que a promessa era de conclusão da reforma no prédio no final de 2019.

“Fora o problema enfrentado por moradores de outras regiões, que não são assistidos em seus bairros. Os moradores do Manchester, por exemplo, precisam ir ao Octávio Rasi.

Infraestrutura

Natalino da Silva lamenta o alto grau de comprometimento das receitas do município com dívidas e custeio. Por isso, aponta como outro grande desafio a busca por recursos estaduais e federais, priorizando a viabilização de obras para solucionar os casos de alagamentos crônicos na cidade.

“A cidade cresceu sem que se pensasse no futuro e a conta chegou. Famílias sofrem e perdem tudo com as chuvas. Já trouxe discussões à Casa, envolvendo Defesa Civil e secretarias afins. Mas não tem segredo: precisamos de bons projetos para colocar debaixo do braço e brigar pelo dinheiro. Temos que unir forças”, afirma.

O parlamentar também fala sobre o sonho de que toda a cidade seja asfaltada e avisa que tornará públicas vistorias que fez em diversos bairros de Bauru no fim do ano passado.

“As pessoas sofrem. Este também é um problema relacionada à saúde e à qualidade de vida”, pontua.

A falta de vagas em creches e a necessidade de mais parcerias entre o poder público e as instituições de ensino superior do município também pautarão o trabalho do vereador neste ano.