Outubro Rosa: emoções podem afetar a saúde

- Vinicius Lousada

Palestra ministrada na Câmara Municipal de Bauru abordou fatores desencadeadores e agravantes do câncer de mama, bem como cuidados necessários para a prevenção à doença

Vereadores, servidores, estagiários e aprendizes da Câmara Municipal interromperam seus trabalhos por alguns minutos nesta sexta-feira (04/10) para refletir sobre a importância de medidas e cuidados para a prevenção contra o câncer.

A atividade integrou a programação do “Outubro Rosa” – movimento criado para compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A palestra “Como as emoções podem influenciar no câncer” foi ministrada pela especialista em educação corporativa Alessandra Giovannetti, que também integra o grupo “Amigas do Peito”.

As peculiaridades de cada tipo de tumor e fatores desencadeadores e potencializadores do câncer foram alguns dos pontos abordados pela palestrante.

O estresse, a alimentação inadequada, o uso de tabaco, álcool e drogas e até a falta de proteção nas relações sexuais podem tornar o corpo mais vulnerável à doença.

Já o desamparo e o abandono de familiares e amigos, a depressão, o diagnóstico tardio e a negligência com o tratamento podem agravar o quadro.

Por essa razão, Alessandra ressaltou a importância dos hábitos saudáveis e a necessidade de busca por auxílio profissional diante de qualquer sinal do organismo.

O presidente em exercício da Câmara Municipal, Coronel Meira (PSB), e a vereadora Chiara Ranieri (DEM) acompanharam a palestra.

Legislativo e o “Outubro Rosa”

Para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, a fachada do prédio do Legislativo foi iluminada com a cor do movimento.

Os veículos de mídia da Casa também integram as ações, por meio de comunicação visual no Portal e conteúdos na Rádio e da TV Câmara Bauru.

Está no ar na programação e disponível no YouTube edição do programa “Espaço Aberto”, com a vice-presidente do “Amigas do Peito”, Marta Angélica. Na entrevista, ela fala sobre a campanha, as atividades do grupo ao longo do ano e a organização da “Caminhada pela Vida”, que acontece no dia 20 de outubro.

Em 2017, o “Outubro Rosa” foi incluído no Calendário Oficial de Bauru, por Lei Municipal de iniciativa da vereadora Yasmim Nascimento (PSC).