Oficial: Coronel Meira e Coronel Nardo são cidadãos bauruenses

- Vinicius Lousada

Veteranos PM foram prestigiados por vereadores, familiares, autoridades e colegas da Polícia Militar

Os veteranos da Polícia Militar Coronel Benedito Roberto Meira e Coronel José Humberto Nardo receberam, nesta segunda-feira (21/10), os títulos de “Cidadão Bauruense”. As honrarias foram entregues em Sessão Solene, no Plenário da Câmara Municipal.

Da Tribuna, os dois foram homenageados pelo presidente da Casa, José Roberto Segalla (DEM), que destacou, sobretudo, os laços de amizade que mantém, além do apreço e da admiração que nutre em relação a ambos, pela qualidade dos serviços prestados junto à força de segurança pública ao qual serviram por tantos anos.

Quanto ao Coronel Meira, para quem entregou a placa que simboliza a honraria, acrescentou a experiência de compartilhar os bons e os maus momentos da Legislatura na Câmara.

Segalla destacou que os agora oficialmente cidadãos bauruenses escolheram a cidade para viver e constituir suas famílias, tendo permanecido mesmo após os “compromissos da farda” que os trouxeram para cá.

Coronel Nardo recebeu o “título” da vereadora Yasmim Nascimento (PSC), segunda secretária da Casa.

Com bom humor, um vídeo traçou os principais pontos de sua trajetória, nos aspectos pessoal e profissional.

Nascido em 2 de outubro de 1958, na cidade de Santa Adélia (SP), atuou como policial nos municípios de São Paulo, Araçatuba e General Salgado. Em janeiro de 2004, foi transferido para Bauru.

Três anos depois, foi nomeado comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM-I).

Em seu discurso, Coronel Nardo falou sobre a importância de sua família e sobre a carreira marcada por decisões difíceis e muita luta, sempre pautadas à luz da legislação.

“Mas chegamos a este momento glorioso. E aceito com coração e amor o reconhecimento da sociedade de Bauru pelos 34 anos de labuta, com incertezas, medo, alegrias, emoções e frustrações”, pontou o veterano.

Para a solenidade, Coronel Meira solicitou a exibição de vídeo em que, na condição de comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, desabafa com jornalistas, após o funeral de um companheiro de farda, na cidade de Santos (SP), instantes após entregar a flâmula da federação à filha órfão, então com 15 anos de idade.

Na ocasião, ele falou sobre a necessidade de mudanças na legislação e no sistema de segurança pública e de combate ao crime organizado.

Na solenidade, o vereador e veterano PM também resgatou memórias da infância humilde na capital paulista e na cidade de Águas de Santa Bárbara (SP), experiências na Câmara, ainda na condição de policial, e a relevância do amparo da família na construção de sua trajetória. “Com esse título, meu compromisso com Bauru aumenta ainda mais”, garantiu ao agradecer a honraria.

Na polícia militar desde 1981, Coronel Meira assumiu, em 2012, o Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo, onde atuou até o início de 2015. No ano seguinte, foi eleito parlamentar do município de Bauru, onde dedicou a maior parte do tempo de sua carreira, inclusive no comando do 4º BPM-I.

Nascido em 21 de abril de 1962, na cidade de São Paulo, possui graduação em Ciências Jurídicas pela ITE, além de Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar.

Esposas dos homenageados, Vânia Júlia Nardo e Margarete Meira prestigiaram a Sessão Solene e foram agraciadas com buquês de flores.

Também participaram da Sessão os vereadores Chiara Ranieri (DEM), Fábio Manfrinato (PP), Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (MDB), Luiz Carlos Bastazini (PV), Mané Losila (PDT) e Miltinho Sardin (PTB).

Secretário do Meio Ambiente e coronel reformado, Airton Martinez, representou o Poder Executivo Municipal.

Ainda entre as autoridades, participaram o juiz de Direito João Thomaz Diaz Parra, o coronel Robson Douglas de Souza (Comando de Policiamento do Interior 4 – CPI 4), o tenente-coronel Ézio Carlos Vieira de Melo (atual comandante do 4º BPM-I), o subtenente Donizete Faria (Forças Armadas), o tenente-coronel Adriano Aranão (comandante do Policiamento Rodoviário), Enio Bianospino (delegado-chefe da Polícia Federal de Bauru), além do coronel Rogério Gago (coordenador da Defesa Civil e Venerável Mestre da Loja Maçônica Luz do Paraíso).

As proposituras para a concessão das honrarias foram de iniciativa dos ex-vereadores Roberval Sakai para o Coronel Meira e Paulo Madureira para o Coronel Nardo.