NOTA DE PESAR - Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé

A Câmara Municipal de Bauru, por meio de seus 17 vereadores e servidores da Casa de Leis, manifesta suas condolências e externa votos de pesar pelo falecimento do ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, aos 82 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira (29/12). Ele faleceu após falência de múltiplos órgãos em decorrência do câncer de cólon, descoberto em 2021.

Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940 na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Antes de completar 5 anos de idade, sua família se mudou para Bauru, onde deu os seus primeiros passos no futebol. Com 10 anos, ele fundou o seu próprio time, o 7 de Setembro, e jogou também no Ipiranguinha, time de várzea bauruense. Aos 14 anos, foi defender o Baquinho, time de garotos de até 15 anos formado pelo Bauru Atlético Clube.

Quando completou 15 anos, Pelé foi levado para jogar no Santos Futebol Clube por Waldemar de Brito, técnico do Baquinho à época e ex-jogador da seleção brasileira na Copa de 1934. No time da Vila Belmiro, o Rei do Futebol ganhou dez vezes o Campeonato Paulista, seis vezes o Campeonato Brasileiro, duas vezes a Libertadores da América e duas vezes o Mundial Interclubes. Na seleção Brasileira, Pelé foi Tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970) e marcou 95 gols em 114 jogos. Ao todo, em sua carreira, foram 1.282 gols em 1.375 partidas.

O Rei Pelé recebeu, no dia 15 de março de 1975, o Título de Cidadão Bauruense. A honraria foi de iniciativa do vereador Sérvio Túlio Coube (UDN), através da Resolução n.º 103, de 14 de novembro de 1962, aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Bauru, por unanimidade, no dia 10 de novembro do mesmo ano.

Pelé foi homenageado novamente pelo Legislativo bauruense em 27 de maio de 1996 através do Decreto Legislativo n.º 246/1996, que lhe concedeu o título de Cidadão do Centenário. A matéria foi proposta pela Mesa Diretora da 26ª Legislatura (1993 - 1996), presidida à época pelo vereador Cláudio Petroni (PMDB), e assinada por todos os 21 vereadores da Casa de Leis.

Diante desta perda irreparável, nos solidarizamos com os familiares e amigos em reconhecimento à história do Rei Pelé em Bauru, no Brasil e no Mundo.

Nossos sentimentos.

PODER LEGISLATIVO DE BAURU