No Dia do Professor, Mané Losila entrega Moção de Aplauso a Antônio Carlos e Cristina Maria de Melo Fogolin

Mestres mobilizaram o poder público e foram os primeiros a lecionar no que foi o embrião da escola municipal 'Geraldo Arone' - grande reivindicação da comunidade do Fortunato Rocha Lima

Neste “15 de Outubro”, quando é celebrado o Dia do professor, dois grandes lutadores da educação em Bauru receberam, no Plenário da Câmara Municipal, Moção de Aplauso de iniciativa do vereador Mané Losila (PDT).

A homenagem destacou a dedicação do casal de professores Antônio Carlos Fogolin e Cristina Maria de Melo Fogolin à transmissão do conhecimento e à garantia do acesso ao ensino.

Licenciado em Pedagogia, em 1998, ele assumiu uma classe na Escola Estadual "Ayrton Busch", no bairro Parque Jaraguá, para atender, entretanto, crianças que moravam no Núcleo Habitacional Fortunato Rocha Lima.

Sensível à necessidade das mães das estudantes, que tinham enormes preocupações com o deslocamento dos filhos de suas casas até a unidade de ensino, o professor se mobilizou em prol da comunidade.

Junto com a esposa, outros professores, pais e alunos, Antônio Carlos recorreu à Delegacia Regional de Ensino e depois à Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de viabilizar a construção de uma escola no Fortunato.

Em meio a muitas dificuldades, o sonhou ganhou força. A Prefeitura cedeu o material e os moradores contribuíram com a mão de obra em um terreno já destinado para a obra. A iniciativa resultou, no ano 2000, na inauguração Escola Municipal "Geraldo Arone".

“Enquanto a escola não ficava pronta, os alunos foram acomodados em uma casa ainda desocupada no bairro, com duas salas de aula, sendo os professores Antonio Carlos e Cristina Maria os primeiros mestres a lecionar no local, levando livros infantis de sua própria casa para auxiliar no aprendizado da leitura das crianças, de forma mais lúdica e agradável. Além das aulas, também era servida merenda fornecida pela Prefeitura”, relatou o vereador Mané Losila.

No Plenário da Câmara de Bauru, o casal foi prestigiado também por familiares, amigos e pelo vereador Luiz Carlos Bastazini (PV).

Sobrinha dos professores, a secretária municipal do Desenvolvimento Econômico, Aline Fogolin, compareceu à solenidade.

Ao agradecer a homenagem recebida, o professor Antônio Carlos destacou a importância da existência de escolas em todas as comunidades. “É lá que os valores se consolidam e a criança se desenvolve plenamente”.