No Dia do Amigo, Mesa Diretora recebe voluntários do CVV de Bauru

Rádio e TV Câmara Bauru foram homenageadas pelo GAP, unidade mantenedora do CVV Bauru

Os representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Bauru visitaram nesta terça-feira (20/7), a Câmara Municipal de Bauru, onde foram recebidos pelo presidente da Casa de Leis, Markinho Souza (PSDB), pelo primeiro secretário, Pastor Bira (Podemos), e pelo segundo secretário, Pastor Edson Miguel (Republicanos).

No Dia do Amigo, comemorado nesta terça-feira (20/7), os membros Luiz Antonio Silveira Ramos e Milton Puga, do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Bauru, mantenedores do Grupo Amigos em Prontidão (GAP), trouxeram homenagens ao trabalho desenvolvimento pela Rádio e TV Câmara, que veicula diariamente na programação o material de divulgação do CVV.

Markinho Souza colocou a estrutura da emissora de TV e rádio da Câmara à disposição do grupo para auxiliar na divulgação das atividades desenvolvidas pelo centro.

O voluntário Luiz Ramos explicou como é realizado o trabalho do CVV no município. Além do “Setembro Amarelo”, campanha nacional de prevenção de suicídios, o grupo realiza trabalho de apoio e escuta durante o ano todo. Na pandemia, os atendimentos remotos cresceram. É possível integrar a equipe do CVV Bauru voluntários de outros municípios como Agudos, São Manuel e Ourinhos.

Atualmente com 45 voluntários, o Posto de Bauru oferece o serviço de acolhimento ininterruptamente, com atendimento gratuito e anônimo para quem busca ajuda e apoio emocional.

CVV Bauru

Fundado em 1962 no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) completa em 2022, 60 anos de apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de maneira voluntária, sigilosa e gratuita, todas as pessoas que querem e precisam conversar, por telefone, e-mail e chat 24 horas. Em Bauru, o Posto de Atendimento completa 40 anos de atuação no ano que vem.

De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que devido a doenças multicausais, como o câncer, ou, até guerras e homicídios, sendo considerada uma das principais causas de morte em todo o mundo. Tal estatistica levou a OMS a produzir novas orientações para ajudar os países a melhorarem a prevenção do suicídio e atendimento.

Um em cada dez brasileiros com mais de 18 anos já recebeu diagnóstico de depressão, segundo o Plano Nacional de Saúde divulgado em 2020.

Na mídia

A TV Câmara Bauru (Canal 10 da Claro/NET e Canal 31.3 no Sinal Aberto Digital) exibe em sua programação diversos conteúdos ligados à prevenção ao suicídio. Os vídeos também estão disponíveis no Canal da emissora no YouTube e abordam temas como inclusão, drogas, bullyng, depressão, pressão nos estudos e assédio sexual.

Além disso, a Rádio Câmara Bauru (93,9 FM) sempre realiza entrevistas com os voluntários do CVV Bauru para discutir e debater temas relacionados à prevenção do suicídio e apoio emocional.

Serviço

O CVV Bauru funciona 24 horas por dia pelo número 188. Os voluntários do Centro são treinados para lidar com situações de sofrimento psicológico e pregam a necessidade de buscar ajuda profissional.