No Dia da Árvore, Mesa Diretora da Câmara realiza plantio e dá início às ações de sustentabilidade do prédio do legislativo

Troca de lâmpadas e ar condicionado por tecnologias que possibilitem a economia de energia elétrica fazem parte do projeto ‘Câmara Sustentável’

Neste 21 de setembro, Dia da Árvore, a Câmara Municipal de Bauru, por meio da Mesa Diretora Biênio 2021-2022, realizou diversas ações em prol ao Meio Ambiente; como o plantio de árvores frutíferas na Praça Dom Pedro II, sede do Poder Legislativo, e o lançamento do projeto intitulado de ‘Câmara Sustentável’.

Participaram do ato simbólico os membros da Mesa Diretora, composta pelo presidente, Markinho Souza (PSDB); pelo vice-presidente, Guilherme Berriel (MDB); pelo primeiro secretário, Pastor Bira (Podemos), e pelo segundo secretário, Pastor Edson Miguel (Republicanos). Também participou o vereador Marcelo Afonso (Patriota). A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O projeto ‘Câmara Sustentável’ conta com ações sustentáveis e de eficiência energética para o Legislativo, com a troca de lâmpadas fluorescentes para as de LEDs, troca de todos os aparelhos de ar condicionado por modelos que utilizam a tecnologia Inverter e sistema de captação de águas pluviais, por meio de cisternas, que possibilitará a utilização da água da chuva na praça.

Dando continuidade ao projeto “ECO Câmara Bauru”, implantado em 2019, foram distribuídos aos novos servidores públicos municipais da Casa de Leis da atual legislatura, a entrega de uma cartilha de educação ambiental e também canecas de cerâmica com a frase “NÃO AO COPO DESCARTÁVEL – O Meio Ambiente agradece”, visando a redução no consumo de copos descartáveis.

Markinho Souza pontuou a ação como parte do processo de revitalização da Praça Dom Pedro II e do projeto 'Câmara Sustentavel’, além de destacar os benefícios das ações. “Tivemos nesta semana o dia mais quente do ano e as árvores têm um papel importante como uma forma de diminuir o calor na nossa cidade”, destacou o presidente da Casa de Leis.

Guilherme Berriel frisou o fato das espécies escolhidas para o plantio serem árvores frutíferas e que não são comumente plantadas no perímetro urbano.

Pastor Edson Miguel pontuou o caráter educativo e de conscientização da ação. “Se cada pessoa puder plantar uma árvore no seu espaço, dentro de suas condições, isso fará bem para nós e para as futuras gerações”, destacou o parlamentar.