Nesta terça-feira: reuniões discutem interação de instituições de ensino superior com a administração pública e marginais da Marechal Rondon

08/10/2018 - Os encontros serão realizados, respectivamente, às 9h e às 19h, na Câmara Municipal de Bauru

O Poder Legislativo de Bauru promove duas reuniões nesta terça-feira (09/10). A primeira será realizada às 9h, por iniciativa da vereadora Chiara Ranieri (DEM), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, e busca construir proposta para que as instituições de ensino superior da cidade incluam, em suas linhas de pesquisa, uma que trate especificamente de Gestão Pública Municipal. A outra começa às 19h e, por iniciativa da vereadora Yasmim Nascimento (PSC), tratará das obras das marginais da rodovia Marechal Rondon (SP-300)

Instituições de ensino

Linhas de pesquisa são as definições que cada instituição estabelece para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica, entre outros.

Para a vereadora Chiara, as universidades e faculdades da cidade têm grande potencial para apresentar ideias e projetos interessantes, mas se encontram muito distantes da Administração Municipal.

"O objetivo é que soluções científicas, tecnológicas e inovadoras produzidas pelas instituições possam ser absorvidas pela Prefeitura de Bauru", explica.

Para a primeira reunião, foram convidados representantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), USP (Universidade de São Paulo), Anhanguera, Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Bauru, FIB (Faculdades Integradas de Bauru), ITE (Instituição Toledo de Ensino), Unicesumar, Universidade Brasil, Uninove, Unip (Universidade Paulista), USC (Universidade do Sagrado Coração).

"Se conseguirmos que os cursos de todas as áreas, de uma maneira geral, incluam essa linha de pesquisa em Gestão Pública Municipal, teríamos anualmente uma série de soluções inovadoras para o dia a dia de Bauru", defende Chiara, que pretende, futuramente, agendar um encontro junto às instituições de ensino técnico a fim de debater o mesmo assunto.

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Bauru é formada também pelos vereadores Fábio Manfrinato (PP) e Telma Gobbi (SD).

Marechal Rondon

Já na reunião pública sobre a Marechal Rondon, será lida a compilação de sugestões de mudanças no projeto das obras de construção das marginais da rodovia.

O trabalho é resultado de quatro encontros promovidos pela Prefeitura de Bauru junto a moradores e empresários que atuam no entorno das pistas.

Eles acontecerem em resposta à intervenção do Poder Legislativo, por iniciativas de Yasmim e do vereador Natalino Davi da Silva (PV), a partir de inúmeros problemas apresentados pela comunidade.

“Será lida a ata final. É bom que a gente concentre essas discussões na Câmara Municipal para uma apresentação geral, antes de entrarmos em contato com a Artesp [Agência de Transporte do Estado de São Paulo] para reivindicar que as mudanças necessárias sejam feitas”, pontua Yasmim.

A contratação das obras no trecho urbano da rodovia em Bauru é de responsabilidade da concessionária ViaRondon.

Apesar do grande impacto da construção das marginais na cidade, a Prefeitura sequer tinha acesso à íntegra do projeto, que só foi apresentado no dia 11 de setembro, após a mediação da Câmara.

As obras começaram em junho de 2016, com prazo de conclusão para abril deste ano. De lá para cá, no entanto, diversas paralisações inviabilizaram o cumprimento do cronograma inicial.

VINICIUS LOUSADA

THIAGO ROQUE