Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 7 de abril

- Assessoria de Imprensa

Confira o resumo dos discursos proferidos no Rol de Oradores desta semana


Nesta segunda-feira (07/04), ocorreu na Câmara Municipal de Bauru a 10ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 14 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos deles:

Eduardo Borgo (Novo) definiu a votação contra o arquivamento da denúncia que recebeu por quebra de decoro parlamentar como uma "tentativa de golpe", e mencionou uma matéria do Jornal da Cidade que, em janeiro, antecipou a perseguição com vistas à cassação que viria a acontecer com os vereadores da oposição. "Há uma manobra para proibir a fiscalização por parte desses parlamentares", disse. Borgo afirmou que a denúncia protocolada contra ele não tem testemunhas de acusação, e fez críticas ao presidente da Casa de Leis, vereador Markinho Souza (MDB), a quem acusou de falsidade ideológica e abuso de autoridade na condução do assunto.

Mané Losila (MDB) defendeu-se das críticas de Eduardo Borgo (Novo) por conta de seu voto contrário ao arquivamento da denúncia por quebra de decoro parlamentar. Em seguida, agradeceu à prefeita Suéllen Rosim (PSD) e à Emdurb pela instalação de semáforos em cruzamento na Rua Bernardino de Campos. Além disso, o vereador também solicitou à Emdurb que direcione esforços para agilizar a liberação, por meio do Detran-SP, de R$ 5 milhões para o Programa “Respeito à Vida”, que realiza obras para melhoria do sistema viário. Ele ainda enfatizou a importância de ações voltadas à distribuição de água, como o financiamento de perfurações de novos poços, na região oeste do município, principalmente em épocas de escassez. Após comentar a última reunião da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes, que tratou sobre a elaboração do projeto urbanístico da Avenida Água do Sobrado, Mané Losila finalizou destacando a demanda por maior mobilidade urbana e por uma maior integração entre os bairros da cidade, além de cobrar melhorias de infraestrutura no Parque Industrial Manchester e no Chácaras Cornélia.

Marcelo Afonso (PSD) focou seu discurso da semana em cobranças por melhorias na infraestrutura do Distrito IV. Ele apontou alguns problemas, como a drenagem do local, e exibiu matérias gravadas em 2023, quando já denunciava as condições do Distrito. O parlamentar afirmou que sempre trouxe propostas para o espaço, mas que cabe ao Poder Executivo tirá-las do papel. Na sua opinião, um cuidado maior com os Distritos atrairia mais investimentos para Bauru e, consequentemente, impulsionaria o desenvolvimento da cidade: "o local poderia ser o PIB da cidade", acredita. Por fim, ele apresentou toda a documentação necessária para a formalização do projeto, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Obras e que inclui as propostas de obras e melhorias ao Distrito IV, salientando que aguarda a execução do mesmo.

Márcio Teixeira (PL) prestou apoio à luta dos servidores públicos municipais, que estavam paralisados na segunda-feira (07/04) em reivindicação por um reajuste salarial justo. Nesse sentido, criticou a falta de diálogo e negociação por parte da prefeita Suéllen Rosim (PSD) com a categoria. Seguindo com as críticas, também apontou a falta de saneamento básico e a continuidade da alta quantidade de pacientes na fila de espera por leitos e realização de exames e consultas na saúde pública. A respeito dos registros de queimadas na região do centro-oeste paulista, o vereador parabenizou o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Operação São Paulo Sem Fogo) pela intensificação das atividades, que estão de acordo com a fase amarela do programa. Na sua visão, as áreas próximas ao Jardim Botânico e ao Zoológico Municipal merecem atenção no que diz respeito à preservação e regulação do clima e, para administrar outras ações contra o desmatamento e contra a seca, defendeu, novamente, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Por fim, condenou a recorrência de lixo na Avenida Jorge Zaiden e declarou que irá marcar uma Audiência Pública para tratar sobre limpeza pública e descarte irregular de lixo, buscando possíveis soluções.

Natalino da Pousada (PDT) destacou a necessidade de discutir os principais assuntos da cidade, ao invés de perder tempo com banalidades. Ele se mostrou de acordo com as reivindicações dos servidores públicos municipais a respeito dos reajustes salariais, e salientou a importância do Poder Executivo se mostrar disponível ao debate da questão. “É hora do Legislativo se unir em favor de resolver todos esses problemas que a cidade continua enfrentando”, declarou. O parlamentar também defendeu a demolição do Portal da Quinta da Bela Olinda por não ter serventia ao município e atrapalhar a passagem de veículos de grande porte. Ele compartilhou uma pesquisa que fez entre os moradores e transeuntes da região no ano de 2019, onde 95% apoiaram a demolição do Portal. Por fim, ele concordou com as críticas do vereador Marcelo Afonso (PSD) a respeito da falta de cuidado com os Distritos Industriais da cidade, e afirmou estar comprometido a se debruçar sobre as necessidades de Bauru durante o mandato: "Fui eleito para administrar e fazer as coisas andarem na nossa cidade", finalizou.

Pastor Bira (Podemos) defendeu a pluralidade de opiniões e pensamentos no plenário da Casa de Leis e ressaltou que divergências fazem parte de um regime democrático. Na sequência, saudou a categoria dos servidores públicos municipais e criticou o reajuste salarial proposto pela Prefeitura. Embora esperasse um índice melhor, o parlamentar lembrou que o benefício favorece a economia local e deve ser priorizado pelo Poder Público, tendo em vista as melhorias na qualidade de vida que a atualização salarial possibilita aos trabalhadores. Seguindo para a próxima pauta, Bira defendeu a realização correta do serviço do Funeral e Sepultamento Assistencial, atualmente prestado pela Emdurb. Com ênfase na sala velatória, que se encontra temporariamente fechada na unidade do Jardim Redentor, ele reiterou a importância do atendimento aos munícipes, em razão do respeito e zelo destinado aos falecidos de famílias bauruenses, e pediu esclarecimento sobre o caso. Por fim, o parlamentar parabenizou os funcionários da área da saúde pelo Dia Mundial da Saúde e congratulou os jornalistas pelo Dia do Jornalista, ambos comemorados em 7 de abril.

Junior Rodrigues (PSD) direcionou o início da sua fala aos microempreendedores individuais (MEIs) de Bauru. Ele comentou sobre um programa da cidade de Recife, onde esses trabalhadores são contratados para prestação de serviços de zeladoria e de pequenos reparos dentro da Prefeitura. Com a disponibilização do programa aos municípios através da plataforma Contrata+Brasil, o vereador fez a sugestão para que o Poder Executivo aplicasse a ideia em Bauru, uma vez que, assim, “deixamos de contratar empresas de fora para valorizar as pessoas daqui”, disse. Em seguida, o parlamentar defendeu o reajuste salarial dos servidores municipais para maior valorização da categoria, e afirmou que, durante o período em que esteve à frente da Câmara Municipal, sempre prezou pelo diálogo com esses servidores.

Sandro Bussola (MDB) tratou sobre o Projeto de Lei, em votação na segunda-feira, que autorizava o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. Ele comentou sobre a similaridade do caso com o debate referente ao aumento salarial destinado aos funcionários da FUNPREV. Em explicações sobre o tema, o vereador opinou que, apesar do baixo reajuste salarial, houve um aumento expressivo no valor do vale-alimentação ao longo dos últimos anos, enfatizando também o aumento no número de funcionários vinculados à Prefeitura e a manutenção do debate em torno do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). Segundo o parlamentar, o Governo Municipal atua de maneira responsável com os servidores e de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA): “Neste momento, é o que o Governo Municipal pode oferecer”, pontuou.

André Maldonado (PP) agradeceu aos deputados federais Maurício Neves e Fausto Pinato pelo envio de verbas que serão destinadas à área da saúde em Bauru. Depois, voltou a comentar sobre o seu posicionamento em relação à privatização do Sambódromo, tema abordado por ele em tribuna na última semana. Maldonado frisou que defende que a iniciativa privada assuma o local para a construção de um espaço mais adequado, que pode vir a funcionar como um Centro de Eventos, afirmando ainda que a Prefeitura não tem condições de pagar o valor necessário para a revitalização do lugar. “Nunca fui contra um sambódromo na cidade, mas contra o sucateamento do local”, se posicionou.

Arnaldinho Ribeiro (Avante) tratou sobre as dificuldades relatadas pelos usuários do Poupatempo de Bauru e lamentou a queda de qualidade no serviço prestado ao longo dos últimos anos. Na visão do parlamentar, houve uma série de demissões e extinção de cargos, sem explicações plausíveis, que prejudicaram o atendimento no local citado. Nesse sentido, Arnaldinho evidenciou sua insatisfação quanto ao caso e prometeu cobrar a direção do Poupatempo na sede da instituição em breve, com o intuito de destinar melhorias à unidade localizada em Bauru.

Junior Lokadora (Podemos) parabenizou os jornalistas pelo Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril, destacando a importância da imprensa na cobertura política e, em especial, do trabalho de cada vereador. Em seguida, criticou a postura do Poder Executivo em não promover o debate a respeito de questões essenciais da cidade, como os reajustes salariais dos servidores públicos municipais e melhorias para a área da saúde. “É um governo que não conversa e ainda faz questão de barrar os vereadores”, salientou. Lokadora voltou a denunciar as condições das Unidades de Saúde do município, que sofrem com falta de insumos como álcool, gazes e luvas, problemas que já expõe desde o mandato passado, além das superlotações e falta de funcionários. O parlamentar reforçou que só não reclama das condições da saúde pública em Bauru quem não depende dela, e finalizou: “dá para fazer, mas é preciso aprender a ouvir e ter humildade".

Estela Almagro (PT) criticou a ausência do Presidente da Casa de Leis, Markinho Souza (MDB), ao longo da realização da Sessão Ordinária. Em seguida, respondeu o comentário de André Maldonado (PP) a respeito das mudanças sugeridas para o Sambódromo de Bauru, criticando a proposta de que a iniciativa privada tenha participação ativa na administração do espaço. Além disso, Estela deu destaque à discussão do reajuste salarial dos servidores públicos municipais. Em resposta à proposta apresentada pelo Executivo, a vereadora criticou a postura da prefeita Suéllen Rosim (PSD) pela falta de diálogo com a categoria e prestou apoio aos servidores e ao respectivo sindicato, que estavam em dia de paralisação na segunda-feira. Em defesa dos trabalhadores, a parlamentar declarou que enxerga falta de interesse da Prefeitura em negociar com a classe, tecendo diversas críticas aos serviços prestados pela educação e saúde públicas bauruenses à população em geral, o que vê como uma tentativa de sucateamento.

Cabo Helinho (PL) parabenizou o vereador Mané Losila (MDB) pelo empenho em buscar soluções à falta d’água na região oeste, especialmente na Avenida Águas do Sobrado, demonstrando apoio à causa. Em seguida, pediu o fechamento de um bueiro localizado na quadra 10 da Rua Alexandre Fávero, uma vez que ocasionou a queda de um veículo no local. “Poderia ter sido um motociclista ou pedestre, o que traria consequências severas”, alertou. De acordo com o parlamentar, esse é um problema antigo e que se repete em outras ruas de Bauru. Por fim, parabenizou o Grupo Pecuária Brasil pelos 11 anos de existência e pelas conquistas do agronegócio no interior paulista e em todo Brasil.

José Roberto Segalla (União Brasil) refletiu sobre a importância da campanha “Eu Sou Cidadão Solidário” e do impacto social positivo que esta pode acrescentar à sociedade. A proposta, que é de autoria da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Ministério da Fazenda, visa incentivar que uma parcela da restituição do Imposto de Renda seja destinada a projetos sociais e culturais do país, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas no âmbito local. Nesse sentido, o parlamentar convocou a população e o setor empresarial bauruense para participar da campanha e realizar doações para instituições sociais do município, favorecendo investimentos a curto prazo. Depois, em tom de crítica, Segalla condenou a falta de foco, por parte do Poder Legislativo, em proposituras que resultem em benefícios à comunidade, declarando que, no plenário, há a prevalência de discussões sem grande efeito assertivo. Ele também criticou a execução dos recapes asfálticos na Avenida Nossa Senhora de Fátima recentemente e enfatizou que há relatos de problemas em diversos trechos da avenida, além da falta de uma fiscalização eficiente no que diz respeito à proibição do estacionamento na região. Por fim, teceu diversas críticas à prefeita Suéllen Rosim (PSD) e colocou-se em defesa dos servidores públicos municipais.