Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 6 de março

- Assessoria de Imprensa

Confira o resumo dos discursos proferidos no Rol de Oradores desta semana


Nesta quinta-feira (06/03), ocorreu na Câmara Municipal de Bauru a 5ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 18 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos deles:

Miltinho Sardin (PSD) parabenizou a Mocidade Unida da Vila Falcão (vitoriosa entre as Escolas de Samba), a Acadêmicos da Cartola e a Fiel Macabra (vitoriosa entre os Blocos) pelo desempenho nos desfiles das escolas de samba e blocos no Carnaval 2025 em Bauru. Em seguida, comentou sobre as reclamações de falta d’água em determinados bairros da cidade. Ele solicitou uma comunicação mais assertiva da população, reiterando que o encaminhamento das solicitações deve ser feito por meio dos canais oficiais de comunicação de cada vereador. Miltinho Sardin ainda prometeu agilidade na resolução deste problema, tendo em vista a gravidade da situação e a importância do abastecimento de água neste período de calor intenso. Por fim, o vereador citou uma visita realizada em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) durante o final de semana de Carnaval e estranhou a ausência dos munícipes nestes locais.

Natalino da Pousada (PDT) comentou sobre a audiência pública realizada por meio da Comissão Interpartidária na última sexta-feira (28/02), agradecendo a presença dos vereadores. Ele exibiu dois vídeos da audiência: em um deles, questionou o presidente do DAE, Renato Purini, sobre a possibilidade de inauguração de pelo menos um poço na zona norte, no que recebeu a resposta de que o poço estará em operação no segundo semestre. No outro, questionou sobre o acesso ao viaduto João Simonetti, interditado desde 2017, dando destaque à necessidade de "cumprir o direito de ir e vir da população". Assim, criticou a administração pública e salientou a urgência de solucionar o problema da falta d'água. O parlamentar ainda mostrou a foto de uma conta de água no valor de R$ 409 para indagar sobre a qualidade do serviço prestado em relação ao preço.

Pastor Bira (Podemos) cumprimentou as igrejas evangélicas que realizaram retiros durante o Carnaval. Em seguida, demonstrou preocupação com a situação da Rua Rio Dourados, na Vila Aimorés. De acordo com o parlamentar, a via se tornou uma verdadeira “pista de corrida” nos últimos tempos. Além do trânsito de carros em altas velocidades, a rua carece de sinalização e calçadas, o que tem dificultado a circulação de transeuntes. Por isso, o vereador pediu a instalação de lombadas e redutores de velocidade na região. Pastor Bira também comentou que é relator na Comissão de Justiça do projeto que concede abono aos profissionais da enfermagem e, por ter considerado que a matéria precisava ser discutida e aprofundada pelos vereadores, decidiu retê-la. Ele endossou que o projeto não trata do piso da enfermagem, e sim de um abono que possui pontos favoráveis e desfavoráveis. Logo, disse entender a necessidade de avançar com o projeto na Casa de Leis, embora entenda que Bauru precisa discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Salário dos servidores.

Junior Rodrigues (PSD) teceu comentários negativos ao plano de saúde Hapvida, destinado aos servidores públicos municipais e aos cidadãos em geral. Segundo o parlamentar, há relatos de diversos cancelamentos de procedimentos cirúrgicos com poucas horas de antecedência e de atrasos nas realizações de exames e consultas médicas. Nesse sentido, prometeu acionar a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contra a organização: “É um descaso e desrespeito com a população. Fica aqui meu repúdio”, enfatizou. A respeito da Segurança Pública, o parlamentar tratou sobre a onda de furtos em prédios públicos e destacou o caso dos "vales-droga", em que papeis supostamente foram dados por um ferro-velho aos dependentes químicos em troca de produtos roubados e furtados. Sem expectativas da implementação da Guarda Municipal no primeiro semestre de 2025, o vereador solicitou uma ação emergencial contra tais ocorrências, como a implementação da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial-Militar (DEJEM). Por fim, Junior Rodrigues comentou sobre o Programa “São Paulo nos Trilhos”, plano de aproximadamente R$ 130 bilhões que projeta a construção de novas linhas de metrô e trens rápidos com destino ao interior. Na visão do parlamentar, a ideia de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Governador do Estado de São Paulo, é promissora, alimentando expectativas para a extensão do Trem Intercidades (TIC) até Bauru.

Sandro Bussola (MDB) declarou que irá encaminhar um ofício para Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) a fim de tratar sobre a concessão da linha férrea de Bauru: “Houve uma responsabilidade de investimento no passado que não pode ficar esquecida e tem que ser cobrada”, afirmou. Na sequência, criticou a empresa responsável pela construção da Estação de Tratamento Vargem Limpa e o modelo de projeto escolhido. Bussola também parabenizou os servidores da coleta seletiva e a Polícia Militar pelo trabalho realizado durante o Carnaval e, ao finalizar a fala, comentou sobre os furtos à escolas que aconteceram recentemente, salientando a responsabilidade do Estado pela segurança pública: "Não podemos nos deparar mais com o descontrole que está acontecendo", finalizou.

André Maldonado (PP) começou seu discurso parabenizando as Igrejas que realizaram retiros no Carnaval e agradecendo a Polícia Militar pelo serviço prestado durante os desfiles dos blocos e das escolas de samba na Avenida Jorge Zaiden. O vereador ressaltou a importância de eventos e festas na cidade, pois são uma boa fonte de receita e engrandece o turismo. Em seguida, comentou sobre a reunião realizada com o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e com o Secretário de Turismo Municipal, Jurandir Sergio Posca, sobre a inclusão de Bauru no grupo de Municípios de Interesse Turístico (MIT). Para o vereador, a cidade precisa de um Deputado Estadual ou Federal que possa representar a ação no Congresso. Outro assunto comentado por ele foi a saída de grandes fábricas e empresas de Bauru, por causa dos problemas de saneamento básico na cidade. Ele trouxe a comparação com Araraquara, que trata 100% do seu esgoto e está atraindo mais indústrias. Maldonado ainda falou sobre a queda de arrecadação de Bauru e sobre a necessidade de buscar alternativas financeiras. Segundo o vereador, esse problema também reflete nos serviços de saúde, em destaque para a UPA do Geisel, na qual verificou uma demora de quatro horas para atendimento durante uma fiscalização. Para complementar, o parlamentar fez uma comparação com os problemas apresentados no plano de saúde dos servidores municipais do Hapvida.

Arnaldinho Ribeiro (Avante) agradeceu a Polícia Militar e todos que participaram das festividades de Carnaval. Em seguida, sugeriu que, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento seja encarado como uma oportunidade para fomentar o empreendedorismo e o turismo na cidade, profissionalizando a festa. O vereador se colocou à disposição da Administração Municipal para ajudar nesse processo de discussão e implementação de melhorias.

Dário Dudário (PSD) parabenizou todas as mulheres de Bauru e do Brasil pelo mês de março, mês internacional da mulher. Em seguida, demonstrou preocupação com a falta de água. Ao abordar as dificuldades enfrentadas pelo sistema hídrico do município, enfatizou que a drenagem da água precisa de melhorias. Em tom de pesar, também lamentou a morte de Aparecida, funcionária da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Stélio Machado Loureiro, conhecida pelos alunos como ‘Tia Cidinha’. Por fim, direcionou solicitações à EMDURB, como a dedetização de pragas urbanas em bueiros e bocas de lobo, a instalação de semáforo e faixa de pedestres na Rua Bandeirantes e de uma faixa de pedestres elevada na Avenida Castelo Branco, e a reintegração de um ponto de ônibus à linha 1066, que atende os bairros Nova Esperança/CAIC até o Parque Vista Alegre/Parque City.

Junior Lokadora (Podemos) parabenizou as escolas e blocos campeões do Carnaval bauruense, Mocidade Unida da Vila Falcão e Fiel Macabra. Depois, exibiu uma matéria da TV Câmara onde visitou o Manchester para denunciar as condições do bairro: falta de transporte, terrenos abandonados, ruas sem asfalto e falta d’água. “Onde os recapeamentos deveriam ter chegado, não chegaram”, criticou. Ele cobrou a gestão pública para que não esqueça do bairro. Por fim, questionou a demora no atendimento das UPAs e indicou a necessidade de contratação de mais funcionários para melhorias nos serviços prestados na saúde.

Edson Miguel (Republicanos) iniciou sua fala na Sessão parabenizando as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março. Em seguida, criticou o acúmulo de lixo e do mato alto em uma praça no bairro Parque Primavera. Para o vereador, que foi até o local e conversou com os moradores, a praça apresenta falta de segurança devido a falta de iluminação e fez um apelo por uma revitalização do local. Outra situação comentada por Edson é que estes locais como praças e terrenos inutilizados, somados ao acúmulo de sujeira, impulsionam o aparecimento de escorpiões, aranhas e mosquitos da dengue. Por isso, o vereador também cobrou a própria população para que cada um faça sua parte de cuidado com os locais. Para finalizar, ele agradeceu aos esforços da Secretaria de Obras por atender os pedidos para a nivelação das ruas nos bairros Val de Palmas, Chácaras Cornélia, Jardim Flórida e Isaura Pitta Garms.

Estela Almagro (PT) rebateu a fala de Pastor Bira sobre o piso da enfermagem. De acordo com a parlamentar, foi realizado um número considerável de audiências públicas para tratar do tema e a liberação da pauta para o debate entre os vereadores, feita pelo relator da Comissão de Justiça, não mudou o caráter de ilegalidade do projeto. Estela ainda criticou a contratação de familiares da prefeita Suéllen Rosim (PSD) para ocupar cargos públicos. Ela mencionou o caso da irmã da chefe do Poder Executivo, Tainara Silva Rosim Braga, que foi nomeada assessora especial do deputado estadual Paulo Correa Júnior (PSD) no final de janeiro. No ano passado, o mesmo deputado contratou Walmir Vitorelli, marido de Tainara. Ela ainda comentou sobre a mãe de Suéllen Rosim, Lúcia Rosim, que é titular da Secretaria Municipal de Assistência Social. A vereadora também teceu comentários sobre o Carnaval de Bauru, demonstrando total insatisfação com a execução do evento por parte da Secretaria de Cultura, e o tema segurança pública. No último caso, pontuou que o debate sobre os ferros-velhos e assaltos em escolas está raso, além de lembrar que a licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial e eletrônica está suspensa. “Cartas marcadas, como já denunciamos em inúmeros outros contratos”, falou a vereadora.

Cabo Helinho (PL) parabenizou a Polícia Militar pela efetuação de duas prisões nesta última semana: a primeira referente ao caso dos "vales-droga", em que papeis supostamente foram dados por um ferro-velho aos dependentes químicos em troca de produtos roubados e furtados; e a segunda referente ao furto de fios de cobre no centro da cidade. Na visão do parlamentar, a participação da população, por meio das denúncias, é fundamental para garantir a segurança pública e contou a respeito de um furto mal-sucedido na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Catharina Paulucci Silva, na Vila São Paulo, em que moradores chamaram a polícia e impediram maiores prejuízos: “A Prefeitura Municipal tem a obrigação de investir na segurança e monitoramento, além de outras formas de combate”, pontuou, defendendo uma fiscalização e acompanhamento contínuo nos ferros-velhos. Por fim, Cabo Helinho refletiu sobre a discriminação dos cidadãos pobres e destacou que as famílias bauruenses demandam apoio do Poder Público.

José Roberto Segalla (União Brasil) fez uma homenagem à Rádio Câmara Bauru pelos 10 anos de existência, elogiando a qualidade dos profissionais da emissora: “Não só nos beneficiamos como somos assistidos na divulgação do nosso trabalho”, disse. Depois, ele pediu melhorias na sinalização de alguns viadutos na cidade e manutenções nos que estão desgastados e podem comprometer a segurança da população. Por último, criticou severamente o serviço prestado pela CPFL na poda de árvores do Parque Linear, no Jardim Estoril.

Julio Cesar (PP) iniciou cobrando o Executivo pelo estado em que se encontra o bairro Jardim Helena. Segundo o vereador, que visitou o local, a situação é de abandono, com asfalto deteriorado e mato alto, tanto em propriedades particulares quanto em públicas. Além disso, disse que oficiou um mutirão no local e cobrou os pedidos que não foram atendidos. Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a EMEF Professor José Romão, no bairro Pousada da Esperança II. A escola está sendo alvo de furtos de fiação e depredação e, durante o período de Carnaval, ocorreu a sexta invasão no local, deixando parte da escola sem energia. O vereador cobrou atitude do governo para resolver a situação com agilidade. Já sobre a causa animal, ele fez duras cobranças do Poder Público em relação a um vídeo de divulgação sobre a castração de animais no município. Segundo o vereador, o vídeo gerou revoltas entre os protetores pela omissão de informações importantes. Além disso, também criticou a falta de estrutura física e pessoal para os cuidados de animais de grande porte e solicitou intervenção do Executivo para buscar melhorias para o local. Para encerrar, fez rápidos comentários sobre a sujeira em praças, em destaque para a praça Rui Barbosa, para o descuido da Rua Francisco Egídio Del Nery, na quadra 4 e sobre a falta de cuidado do campo de futebol do projeto no bairro Jardim Ivone.

Mané Losila (MDB) felicitou as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 08 de março, e a Rádio Câmara Bauru pelos 10 anos de história. O vereador também parabenizou a equipe envolvida na organização e segurança do Carnaval na cidade e a Mocidade da Vila Falcão, pelo título conquistado. Em seguida, falou sobre a falta d’água na cidade, elencando problemas pontuais que ocorreram ao longo da semana e cobrando assistência às pessoas abastecidas pelo Rio Batalha. De forma emergencial, o vereador entende que devem ser iniciadas as obras dos poços previstos para o Parque Val de Palmas, assim como os reservatórios. O parlamentar também destacou uma conversa com o deputado federal João Cury realizada na manhã desta quinta-feira em busca dos recursos necessários para realizar outros dois poços não previstos no planejamento inicial do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Ainda sobre o tema da água, Mané Losila ressaltou a necessidade de se ter um projeto de reservação de água do Rio Batalha e demonstrou preocupação com a situação do abastecimento de água no Parque Industrial Manchester, tendo em vista que a reservação no poço do local é muito pequena. Ele também reforçou um pedido à Prefeitura para que o projeto de drenagem e asfalto no local siga em frente e citou o trabalho de uma empresa especializada na produção de drones usados para eliminação do mosquito da dengue em cidades de Minas Gerais, indicando que essa pode ser uma alternativa no combate à doença.

Marcelo Afonso (PSD) agradeceu o Deputado Federal Vinicius Carvalho (Republicanos) pelo encaminhamento de uma emenda parlamentar de aproximadamente R$ 500 mil ao município. Ele também parabenizou a Rádio Câmara Bauru pelos 10 anos de fundação e elogiou o trabalho realizado pelos profissionais da imprensa. Em seguida, o vereador falou de um ofício voltado à criação de medidas de conscientização para a população acerca da importância do combate contra a dengue, alertando sobre o aumento no número de casos e mortes em Bauru. Ele ainda destacou a importância do Projeto de Lei nº. 49/2025, que dispõe sobre o uso de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo nas dependências e cercanias das Escolas Municipais, Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Por fim, Marcelo Afonso reiterou que, após debate com o Secretário Municipal de Educação, Walter Vicioni Gonçalves, foi informado a respeito de futuras ações que visam reforçar a segurança nas escolas municipais. Entretanto, em decorrência da urgência da situação, criticou a falta de prontidão quanto à Segurança Pública, enfatizando que a implantação da Guarda Municipal e do videomonitoramento seriam fundamentais para coibir furtos em prédios públicos da cidade.

Márcio Teixeira (PL) parabenizou as escolas e blocos campeões do Carnaval de Bauru, Mocidade Unida da Vila Falcão e Fiel Macabra, mas criticou a falta de planejamento e apoio do Poder Executivo. Em seguida, prestou apoio à fala do vereador Sandro Bussola (MDB) sobre o modelo escolhido para a construção da Estação de Tratamento Vargem Limpa, que está com a obra paralisada desde 2021, e afirmou que é preciso apontar os responsáveis. Ele também repudiou as podas de árvores realizadas pela CPFL no Jardim Estoril, apontadas pelo vereador José Roberto Segalla (União Brasil), e denunciou um incêndio no Jardim Shangrilá. Por último, destacou a necessidade de criação de duas novas secretarias: uma de Compras e Licitação e outra de Segurança Pública.

Markinho Souza (MDB) apresentou a Ata de Instalação da Comarca de Bauru e realizou a entrega oficial para se tornar um documento histórico da Câmara Municipal de Bauru. Após esse momento, o vereador comentou sobre a importância do entendimento das diferenças entre as diligências e a fiscalização. Segundo o vereador, a Mesa Diretora está se preparando para que seja essas atuações sejam feitas de forma oficial, defendendo o direito do vereador em exercer sua principal função: fiscalizar. Para encerrar, o parlamentar parabenizou a Mocidade Unida da Vila Falcão, por vencer o Carnaval de Bauru 2025, e a todas as outras escolas que mesmo com a falta de recursos e investimentos conseguiram se apresentar. Por fim, Markinho criticou a Secretária de Cultura pela falta de planejamento e pagamento dos recursos para as escolas de samba.