Nesta segunda-feira (02/06), a Câmara Municipal de Bauru realizou a 18ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 16 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos:
Junior Lokadora (Podemos) comentou sobre sua visita ao Hospital das Clínicas de Bauru, que é administrado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), e reforçou a importância da unidade para a saúde municipal e regional. O parlamentar também reiterou que há a previsão da entrega de diversas melhorias no local, assim como a expansão de novos setores médicos em breve, a entrega de novos aparelhos de hemodiálise e a abertura de leitos adultos e pediátricos. Nesse sentido, Lokadora demonstrou preocupação com a longa fila para a realização de exames, consultas e internações e solicitou acesso aos dados referentes à lotação da unidade e clamou pelo encaminhamento das vagas disponíveis para a população bauruense de maneira prioritária. Por fim, o parlamentar parabenizou o Governo Federal pela inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital Estadual de Bauru nesta última sexta-feira (30), representando um avanço na área médica do centro-oeste paulista. Ele finalizou fazendo um balanço das ações executadas por seu gabinete nestes cinco primeiros meses de mandato.
Edson Miguel (Republicanos) utilizou o tempo de fala para divulgar duas campanhas de conscientização que acontecem durante o mês de junho: “Junho Vermelho”, que enfatiza a importância da doação de sangue e incentiva a prática recorrente do ato, e “Junho Violeta”, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento às formas de violência contra a pessoa idosa. Por fim, comemorou a promulgação da Lei Ordinária nº 7922/2025, de autoria própria, que dispõe sobre a criação da campanha permanente “Stop Bullying nas Escolas", com o objetivo de conscientizar e combater o bullying nas escolas do município.
Eduardo Borgo (Novo) fez uma análise da oitiva de Damares Pavan, autora da denúncia que motivou a instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Fundo Social de Solidariedade de Bauru. Segundo a ex-servidora comissionada, no segundo semestre de 2024, houve a entrega de cestas básicas às pessoas em situação de vulnerabilidade social em troca de votos nas Eleições Municipais, favorecendo a atual prefeita Suéllen Rosim (PSD): “Cadê o Pix? Isso não é uso da máquina pública? Não é compra de votos?”, ironizou o parlamentar, que condenou a representante do Poder Executivo e a Secretária de Assistência Social, Lúcia Rosim, pelas alegações de crimes. Após tecer críticas à Prefeitura e condenar a má organização administrativa da Funprev, Borgo refletiu sobre a ascensão social de Suéllen Rosim nos últimos anos, destacando a realização do casamento entre a prefeita e o presidente do DAE, Renato Purini, classificando o evento de união matrimonial como “luxuoso”. Além disso, o parlamentar também questionou as ambições políticas da família Rosim e do suposto desejo da prefeita de se tornar Deputada Federal em 2026.
Estela Almagro (PT) declarou ser “impossível” não comentar os depoimentos de Damares Pavan na reunião da “CEI do Fundo Social”, realizada na manhã desta segunda-feira (02/06). Ela afirmou que, pela natureza e gravidade das denúncias, pode se considerar uma nova frente de investigação. Estela repercutiu as falas de Damares e salientou que é preciso ter coragem para apurar o caso, em razão da gravidade dos depoimentos: "Não é nem o começo desse novelo. Não quero saber quem é o mensageiro, mas debater o conteúdo da mensagem". A parlamentar ainda denunciou e criticou enfaticamente a situação das Escolas Municipais de Bauru após a rejeição do contrato de compra de uniformes escolares formalizado em 2024 pela prefeita Suéllen Rosim, 96% mais custoso que o do ano anterior, por parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Cabo Helinho (PL) tratou sobre problemas de Segurança Pública em Bauru e apontou que existe uma falta de valorização da Polícia Civil e Militar por parte da população e de figuras públicas. O vereador também lamentou o falecimento de dois policiais nas últimas semanas, prestando uma homenagem especial a eles e também à Companhia de Força Tática do 4º Batalhão de Caçadores (4º B.C.) da Polícia Militar do Interior, em comemoração aos 34 anos de sua criação. Por fim, parabenizou toda a classe policial municipal, estadual e brasileira pelo aniversário de 200 anos da Polícia Militar e exaltou o lema do aniversário: “Rumo aos 200 anos. Ninguém fica para trás”. Entretanto, também pediu para o Governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, demonstrar mais reconhecimento às diversas patentes existentes dentro da corporação, tendo em vista o reajuste salarial anunciado pelo chefe de estado recentemente, que o parlamentar julga como “insuficiente”.
José Roberto Segalla (União Brasil) comentou ironicamente sobre a presença de diversos Secretários Municipais no Plenário “Benedito Moreira Pinto” durante a cerimônia de posse do vice-prefeito Orlando Costa Dias, realizada na última quinta-feira (28/05), em contraponto com a dificuldade para conseguirem a presença dos mesmos durante Reuniões e Audiências Públicas na Casa: “A gente não consegue trazer um, se não for convocando com 30 dias de antecedência”. Em concordância com as declarações da vereadora Estela Almagro (PT), também demonstrou preocupação com a rejeição do contrato dos uniformes das Escolas Municipais pelo Tribunal de Contas, que agora passa por análise do Ministério Público. Segalla lembrou a ocasião quando os vereadores apuraram a qualidade dos uniformes e indicaram falhas nos documentos apresentados, mas nada foi feito. Ao finalizar, também questionou sobre as podas irregulares de árvores frondosas em Bauru, situação que também vai passar por análise do Ministério Público: “Mais uma vez, estamos deixando nas mãos do Ministério Público problemas que caberiam a nós resolvermos”, lamentou.
Mané Losila (MDB) parabenizou a condução da Reunião Pública para tratar sobre a ligação da Avenida Nuno de Assis com a Avenida Daniel Pacífico, chegando até a Avenida Waldemar G. Ferreira, agendada por iniciativa da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes. Satisfeito com a participação da Secretária de Planejamento, Rafaela Cristina Foganholi da Silva, e da Secretária de Obras, Pérola Mota Zanotto, o parlamentar também reconheceu os auxílios prestados pela Emdurb e pela prefeita Suéllen Rosim, buscando facilitar a mobilidade urbana da população e estimular o desenvolvimento das pastas com recursos e projetos de alta qualidade. Na sequência, Mané Losila solicitou à Secretaria de Esportes e Lazer que intensifique as obras voltadas à reforma do Estádio Distrital Sylvio de Magalhães Padilha (Padilhão), na Vila Giunta. Por fim, o vereador fez um apelo à Secretaria do Meio Ambiente, à Defesa Civil e à CPFL para coordenar a poda de árvores em Bauru que apresentam riscos à população e que podem afetar a distribuição de energia elétrica aos munícipes.
Marcelo Afonso (PSD) comentou com indignação sobre três Projetos de Lei de sua autoria que deram entrada na Casa, mas que foram considerados inconstitucionais pela Procuradoria Jurídica Legislativa: o projeto “Adote um Ponto de Ônibus” (processo nº 145/2025), o que dispõe sobre a implantação de ar-condicionado nos veículos do transporte público bauruense (processo nº 166/2025) e o que dispõe sobre o direito de matrícula e/ou transferência de matrícula aos dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica, nas Escolas da Rede Pública Municipal de Bauru, em caso de mudança de endereço (processo nº 146/2025). Ele pediu o auxílio da Mesa Diretora, pois considera que os projetos seriam de extrema importância para o município. O vereador ainda convidou todos os pares para a Reunião Pública realizada nesta terça-feira (03/06), que discutiu sobre o aterro sanitário e o transbordo de lixo orgânico em Bauru.
Márcio Teixeira (PL) tratou sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana do mês de junho, além do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Em seguida, o parlamentar teceu comentários sobre o andamento da “CEI do Fundo Social” após a oitiva com a ex-funcionária comissionada, Damares Pavan, destacando que a transparência deve prevalecer e que o caso deve ser esclarecido em breve. Na sequência, Márcio Teixeira realizou um panorama dos seus cinco meses de mandato e exaltou Projetos de Lei de sua autoria que devem auxiliar a população, principalmente nas áreas de Esportes, da Segurança Pública e do Meio Ambiente. São eles: processo nº 182/2025, que institui a política municipal de incentivo à criação de Espaços Urbanos para prática do atletismo nas vias públicas; processo nº 153/2025, que autoriza o Poder Executivo a firmar parceria com pessoas físicas e jurídicas a fim de ampliar a vigilância social; e, por fim, um terceiro, ainda em produção, que visa à construção de mini florestas urbanas em Bauru. Finalizando sua fala, ele comentou sobre a falta de efetividade das obras voltadas ao tratamento de água e esgoto no município e destacou que a atual situação da Cohab e da Funprev são críticas. Na visão do parlamentar, ambas instituições são de suma importância para a cidade e devem ser tratadas com mais carinho pelo Poder Público, por meio de gestões eficientes dos recursos financeiros e de atendimentos de excelência aos munícipes.
Markinho Souza (MDB) fez a divulgação da campanha “Apae é Nossa”, com o objetivo de fortalecer a imagem positiva da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e retomar o apoio realizado à entidade: "É preciso virar a página". O lançamento ocorreu nesta terça-feira (03/06), às 9h, no Plenário “Benedito de Moreira Pinto”, da Câmara Municipal de Bauru. Ele ainda exibiu um vídeo para registrar a visita que fez à Sorri Bauru, com o intuito de fiscalizar a aplicação das emendas impositivas destinadas pelos parlamentares à instituição, que contribuíram com a minimização de filas para acesso à entidade.
Miltinho Sardin (PSD) indicou o retorno das linhas de ônibus noturnas do transporte coletivo em Bauru, popularmente conhecido como “Corujão”. O vereador explicou que, de imediato, o trajeto das linhas irá atender somente trechos da Avenida Nações Unidas à 1h e às 2h, mas há expectativas para que haja aumento do horário das frotas e das regiões atendidas, como a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, parabenizou a Secretaria de Obras pelo recapeamento asfáltico realizado na Travessa Basílio Ferreira, no Jardim José Kalil. Por fim, o parlamentar comentou sobre a recorrência de acidentes na Alameda das Acácias, administrado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Buscando debater soluções para diminuir este número e para influenciar os condutores a respeitarem as leis de trânsito, Miltinho Sardin informou sobre a futura realização de uma reunião on-line com a presidente da Emdurb, Gislaine Magrini, para tomar as devidas previdências e verificar a possibilidade jurídica do Poder Público Municipal agir no trecho citado: “O município tem que fazer a parte dele”, finalizou.
Natalino da Pousada (PDT) iniciou com a divulgação da Campanha do Agasalho na Região Norte da cidade. Ele trouxe informações sobre a coleta, com a central de recebimentos na Rua Walter Hugo Barreto Corrêa, 2-39, no Núcleo Habitacional Vanuire e incentivou a participação da população. Em relação à Audiência Pública para prestação de contas da administração municipal do primeiro quadrimestre de 2025, Natalino criticou a Gestão Pública pela falta de clareza nas informações apresentadas: “Eu fico pasmo quando percebo que essa gestão está fazendo o que quer. Esse Governo precisa ser transparente!”. Por último, o parlamentar voltou a demonstrar preocupação com a condição das estradas rurais de Barra Grande, e cobrou mais cuidado e atenção do Executivo com o local.
Pastor Bira (Podemos) comentou a respeito de sua participação na reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) na última sexta-feira (30), em que debateu diversos assuntos importantes, como a arborização urbana de Bauru e o diálogo com a CPFL. Depois, enfatizou que o Poder Público deve auxiliar e otimizar a execução das ações do Programa Municipal de Atendimento ao Idoso (Promai), além de defender a criação de políticas públicas voltadas às pessoas com idade superior a 60 anos. Quanto à área da Saúde, Bira disse que se reuniu com a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), Fabíola Yamamoto, e com o Secretário de Saúde, Márcio Cidade, ocasião na qual ambos demonstraram descontentamento com o trabalho realizado pelo Governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, principalmente no que diz respeito às políticas públicas direcionadas para o município. Ele também refletiu sobre o alto número de ações jurídicas movidas por pessoas que aguardam leitos nas unidades de saúde e esclareceu que o Governo Estadual não vem contribuindo com a sistemática hospitalar, citando como exemplo o tratamento por hemodiálise. Por fim, o vereador destacou a importância da luta contra a pedofiilia e defendeu a criação de programas nas áreas de lazer, cultura e práticas esportivas voltados às pessoas com autismo, pedindo apoio ao Projeto de Lei de sua autoria que institui o Programa Municipal de Apoio para Mães de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Bauru (processo nº 107/2025). Nesse sentido, o vereador agradeceu a execução do projeto Lazer Perto de Você, realizado pela Prefeitura de Bauru por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que organizou atividades e brincadeiras às crianças do bairro Octávio Rasi.
Junior Rodrigues (PSD) comentou sobre o novo edital publicado pela Hapvida, empresa responsável pelo plano de saúde dos servidores municipais. Ele disse que ainda está analisando o documento, mas já demonstrou desesperança em relação ao pouco que leu: "Sabemos o que vem pela frente e não adianta chorar. Não adianta querer algo bom quando o edital é ruim". Assim como já havia anunciado nas últimas Sessões Ordinárias, o vereador comemorou a inauguração do setor de radioterapia do Hospital Estadual de Bauru, que aconteceu na última sexta-feira, 30. Ele agradeceu pela colaboração de todas pessoas e autoridades envolvidas, e afirmou: “Quem ganha com isso é a população de Bauru”.
Sandro Bussola (MDB) enfatizou que não iria tecer comentários a respeito do andamento da “CEI do Fundo Social” e declarou que as investigações ocorrem de maneira séria e transparente. Além disso, esclareceu que fatores externos não irão interferir nas decisões tomadas pelos integrantes da mesma: “Não vamos permitir, em qualquer momento, que esta CEI se transforme em um palanque político antecipado. É preciso clareza, maturidade e responsabilidade”, disse o vereador. Na sequência, comentou sobre os altos índices de doenças respiratórias registradas em Campinas e Piracicaba e relembrou que, em Bauru, o cenário não é diferente. Diante disso, comunicou acerca de uma reunião agendada com figuras políticas de municípios vizinhos para debater soluções para este problema. Ainda pontuou que, com o auxílio da Fundação Estatal Regional de Saúde da região de Bauru (FERSB) e do Secretário da Saúde, Márcio Cidade, a cidade deve visar ser uma das referências na área e cumprir um papel de destaque a nível estadual, por meio de ações que fortaleçam as UBSs e UPAs. Além disso, também parabenizou o vice-prefeito Orlando Costa Dias, que estará como prefeito em exercício de Bauru até 10 de junho, quando a prefeita Suéllen Rosim retornará de licença.
André Maldonado (PP) iniciou prestando contas sobre diversos avanços que tem conquistado através do seu mandato. Depois, fez a divulgação do ‘Arraiá Aéreo’, evento realizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes e que acontece nos dias 7 e 8 de junho, no Aeroclube de Bauru. André destacou aos organizadores a necessidade de aumentar a acessibilidade do evento, e sugeriu a adesão de intérpretes de libras e melhorias para o acesso de usuários de cadeiras de rodas. Ele ainda aproveitou para indagar o senador Marcos Pontes, um dos idealizadores da festa, sobre o apoio ao município e reclamou da falta de destinação de recursos parlamentares para Bauru.