Na Semana da Mulher, Chiara destaca desigualdades de gênero e luta do movimento feminista

- Assessoria de Imprensa

08/03/2017 - Brasil tem o terceiro pior índice de representação feminina na Câmara dos Deputados em toda a América Latina e Caribe

Em razão do Dia Internacional da Mulher, neste 8 de Março, a vereadora Chiara Ranieri (DEM) usou a tribuna durante a sessão legislativa da última segunda-feira (06/03) para destacar as desigualdades de gênero arraigadas na sociedade, a despeito de toda a luta do movimento feminista ao longo do tempo, cujos marcos foram pontuados pela parlamentar.

A falta de acesso à educação e à saúde e as disparidades no mercado de trabalho foram observadas pela vereadora.

Chiara falou ainda sobre o sub-representação feminina nos processos decisórios da política e da economia.

Ela citou dados de 2016 que colocam o Brasil na terceira pior colocação no índice que mede a participação das mulheres nas Câmaras dos Deputados de 34 países da América Latina e do Cariba.  Das 513 cadeiras, 51 são ocupadas por parlamentares do sexo feminino (9,9% do total).

Na Câmara Municipal, são três mulheres entre 17 vereadores (24%). Além de Chiara, Telma Gobbi (SD) e Yasmim Nascimento (PSC) foram eleitas para esta Legislatura.

A parlamentar pontuou ainda os dogmas religiosas que reforçam a grande opressão ao sexo feminino e elencou exemplos dessa violência em várias regiões do mundo.

“Mulheres são mutiladas em alguns países da África, censuradas em países islâmicos, onde são proibidas de mostrar o rosto, subjugadas como escravas e prostitutas em regiões da Ásia, lastimadas como filhas únicas por familiares chineses”.

Assista à integra do pronunciamento da parlamentar: https://www.youtube.com/watch?v=D7jkoiuxAU4

A vereadora também falou sobre o cenário municipal em entrevista à TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=pjqMCnxobRA

 

VINICIUS LOUSADA

Assessoria de Imprensa