Moção de Aplauso celebra 10 anos do Festival de Artes Cênicas de Bauru

Homenagem foi de iniciativa da vereadora Estela Almagro (PT)

Nesta segunda-feira (13/12), a vereadora Estela Almagro (PT) prestou homenagem ao Festival de Artes Cênicas (FACE) pelos 10 anos de existência no município de Bauru. A Moção n.º 79/2021 foi aprovada por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, na Sessão Ordinária do dia 16 de novembro.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e a entrega da homenagem foi conduzida pela autora da proposta, a vereadora Estela Almagro (PT).

Acompanharam a entrega da homenagem, no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, os vereadores Chiara Ranieri (DEM), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Eduardo Borgo (PSL), Marcelo Afonso (Patriota), Junior Rodrigues (PSD), Junior Lokadora (PP), Guilherme Berriel (MDB), Julio Cesar (PP), Beto Móveis (Cidadania) e Serginho Brum (PDT).

Também participaram da solenidade, os diretores gerais e artísticos do grupo Prototípico Tópico, Andressa Carolini Francelino e Fábio da Costa Valério, e o presidente da Sociedade Amigos da Cultura (SAC), José Augusto Vinagre.

Na entrega da Moção, a vereadora Estela Almagro (PT) destacou a importância da Arte e da Cultura para a formação dos cidadãos e realizou uma leitura do manifesto da organização do próprio festival. "Agradecemos mais uma vez por terem superado heroicamente as dificuldades (...) para garantir que a Arte continue viva na nossa cidade”, finalizou a parlamentar.

A Moção foi recebida pelo diretor do grupo Prototípico Tópico, Fábio da Costa Valério, que agradecendo a homenagem, destacou o compromisso do festival em levar a arte para todos os espaços da cidade e o caráter de união do trabalho realizado. “Receber esse reconhecimento das mãos do povo através de vocês é muito importante (...). Onde houve a civilização, houve a cultura”, encerrou Fábio Valério.

Sobre o Festival de Artes Cênicas (FACE)

O tradicional festival, neste ano, está em sua 10ª edição, sempre enfocando temas atuais como forma de estimular o debate, apontando uma nova visão da realidade. Realizado no período de 23 a 31 de outubro, a temática dessa edição foi "Cenários Possíveis: Reflexões sobre o papel do artista pós-pandemia", delineado com maior propriedade no manifesto abaixo:

Comemorando os 10 anos de existência, o Festival de Artes Cênicas de Bauru se reconfigurou e apresentou uma versão híbrida, com apresentações presenciais e transmissões online. Com 25 ações artísticas, entre espetáculos, debates e ações formativas, o Festival se consolida como um dos principais eventos artísticos do Estado de São Paulo.

O FACE é uma mostra cênica não competitiva de espetáculos, performances, oficinas, workshops e bate-papos, que foca nas pesquisas cênicas contemporâneas.

Em meio à crise mundial ocasionada pela COVID-19, o FACE chega como uma ferramenta de fomento ao setor artístico, que busca amenizar as consequências da pandemia. O desafio de integrar o território virtual é um convite para desenvolverem juntos uma nova forma de criar, do fazer artístico e de suas vertentes. São laços que se reconstroem em novas plataformas.

Neste novo formato, alçaram também novos públicos e conquistaram agora uma plateia imensurável, que ultrapassa limites físicos e geográficos. Além das transmissões, voltaram a receber um pequeno público presencial que acompanhou ao vivo os espetáculos, sempre atentos a todos os protocolos sanitários.

O FACE é uma realização do Grupo Protótipo Tópico (também responsável pela Curadoria e Mediação), Sociedade Amigos da Cultura e ProAC Editais, integrando também à ficha técnica Andressa Francelina e Fábio Valério (Direção Geral e Artística); Mariana Boico (Produção Técnica e Coordenação de Produção); Juliana Ramos (Produção e Coordenação de Comunicação); Giovanni Alberti (Produção e Coordenação de Ações Formativas); José Augusto Ribeiro Vinagre e João Folcato (Produção); Thiago Neves (Técnico); Gabriel Duarte (Assessoria de Imprensa); Kenji Matsumoto (Registro Audiovisual); Denis Augusto (Fotógrafo); Coletivo Boitatá (Identidade Visual) e Pro Clipe (Transmissões e Registros).