Moção de Aplauso celebra 10 anos da Companhia Estável de Dança de Bauru

Homenagem foi de iniciativa da vereadora Estela Almagro (PT)

Nesta terça-feira (16/11), a vereadora Estela Almagro (PT) prestou homenagem à Companhia Estável de Dança de Bauru pelos seus 10 anos de atuação no setor cultural da cidade. A Moção foi aprovada, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, na Sessão Ordinária do dia 8 de novembro.

A entrega da homenagem foi conduzida pela vereadora Estela, que apresentou brevemente o contexto da homenagem ao diretor artístico e professor da Companhia.

Acompanharam a entrega da homenagem, os vereadores Marcelo Afonso (Patriota), José Roberto Segalla (DEM), Coronel Meira (PSL), Beto Móveis (Cidadania), Guilherme Berriel (MDB), Chiara Ranieri (DEM), Junior Lokadora (PP), Julio Cesar (PP), Junior Rodrigues (PSD), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Pastor Bira (Podemos), Luiz Carlos Bastazini (PTB), Serginho Brum (PDT) e Eduardo Borgo (PSL). A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o coordenador da Companhia Estável de Dança de Bauru, professor Sivaldo Camargo, e a secretária municipal de Cultura, Tatiana Sá, acompanhados dos alunos da Companhia.

Ao final, a Cia Estável realizou uma breve apresentação de um trecho do espetáculo "Carmen", de autoria do coreógrafo Arilton Assunção e direção artística de Sivaldo Camargo, no Plenário da Casa de Leis. A apresentação foi realizada pelos alunos: Ester Cano, Mariela Mira, Julia Zanini, Julia Soares, Victória Rangel, Marcela Victória e Thiago Ruela.

Companhia Estável de Dança de Bauru

Criada em janeiro de 2012, a Companhia Estável de Dança de Bauru é um corpo artístico da Prefeitura Municipal, gerida pela Secretária Municipal de Cultura. A Companhia realiza montagens de excelência artística, que incluem o trabalho de peças clássicas, modernas e obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais, tendo assim como parte importante de seu trabalho a difusão da dança, tanto dentro da cidade, como no resto do estado de São Paulo.

No mês de setembro, a Companhia completou 10 anos como uma referência nacional dentre as companhias públicas brasileira. Tendo como objetivo democratizar e possibilitar o acesso ao aprendizado e profissionalização da dança à população de Bauru, a Companhia Estável de Dança eleva o nível da dança profissional na cidade e forma bailarinos para o mercado nacional e internacional. Desde sua criação, já foi assistida por mais de 17 mil pessoas, em aproximadamente 25 cidades e mais de 200 apresentações com um repertório que tem cerca de 25 coreografias.

Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a Companhia Estável de Dança tem mais quatro vertentes de ação: Profissionalização de Bailarinos, Programas Educativos, Projetos Sociais e Memória da Dança. Uma destas iniciativas é o “Projeto Companhia Solidária”, que ganhou repercussão nacional a partir da ação da Companhia em levar espetáculos para um público que não pode se deslocar até o teatro, realizando apresentações em hospitais, casas de repouso e escolas da região de Bauru.

Os bailarinos bolsistas da Companhia cumprem uma carga horária de 20 horas semanais, além de realizarem apresentações em Bauru e pelas demais cidades do estado. A Companhia trabalha durante 11 meses por ano, totalizando uma carga horária anual de 880 horas de trabalho. Recentemente, foi agraciada com a aprovação de um de seus bailarinos no Ateliê Internacional de Dança, da São Paulo Companhia de Dança, onde o membro da Companhia teve a oportunidade de aprender em 15 dias de aula com mestres da dança de diversos países.

O diretor da Companhia Estável de Dança de Bauru, Sivaldo Camargo, recebeu e agradeceu a homenagem, afirmando que as ações da Companhia acreditam no potencial artístico dos jovens da cidade. O diretor também destacou a preocupação que a Companhia tem enquanto entidade pública, no sentido de sempre procurar devolver o investimento para a população, seja através dos espetáculos, das iniciativas de profissionalização ou nos demais projetos realizados.

Trajetória profissional

O instrutor artístico da divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura, Sivaldo Camargo, iniciou seus estudos de Dança e Teatro em 1980 na cidade de São Paulo. Teve como mestres: Ismael Guiser, Ivonice Satie, Yoko Okada, Augusto Pompeu, entre outros. Professor de Dança desde 1985 em diversas cidades do Brasil, foi diretor artístico do grupo de teatro “Azeite de Mamona” durante 8 anos. Neste período, dirigiu vários musicais; entre eles: “Tropicália Bananas ao Vento”, de Sivaldo Camargo; “Mulheres de Atenas” de Augusto Boal; e “Arena Conta Zumbi” de Guarnieri e Boal, com músicas de Edu Lobo. Foi professor de teatro na FCL-Unesp-Assis e FAAC-Unesp-Bauru. Desde 2012, é coordenador artístico da Companhia Estável de Dança de Bauru, pela qual dirigiu os espetáculos “Cores e Gestos”, “Frida”, “Baluarte”, “Carmen” e “Morte e Vida Severina”.