Moção de Aplauso Associação Okinawa

- Repórter Fotográfico

15/08/2016 – A Câmara Municipal homenageou com Moção de Aplauso à Associação Clube Cultural Okinawa do Brasil de Bauru pelos 64 anos de existência. A entidade teve início em 1952, após o termino da feira quando um grupo de feirantes se reuniu para discutir assuntos de interesse comum.

A constituição de associação de imigrantes de Okinawa e seus descendentes sempre foi pauta, pois queriam um local onde pudessem desenvolver atividades culturais e esportivas para manter vivos os costumes desses imigrantes

Esse sonho ficou começou a se tornar realidade em abril de 1954, quando um grupo de 37 imigrantes encarou o desafio e fundou uma associação Clube Cultural Okinawa do Brasil de Bauru.

Seu primeiro presidente foi o Sr. Meyagi Keisun e a associação inicialmente funcionou em uma casa de madeira, localizada na chácara de um dos associados, onde também foi a primeira escola de língua japonesa de Bauru.

Em 1965 ressurgiu o sonho, mas para isso era necessária a compra de um imóvel, fato que foi viabilizado com a aquisição de um barracão. A sede própria passou por reforma e ampliação, contando atualmente com 62 associados.

A associação oferece gratuitamente cursos de Origami (dobraduras em papel), Taekwondo (arte marcial coreana), Caratê (arte marcial japonesa), ginástica para a 3ª idade e aulas de Sanshin (instrumento musical).

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa