Moção de Aplauso ao Nacional Atlético Clube

- Repórter Fotográfico

22/02/2016 – Por indicação do vereador Arildo de Lima Júnior, a Câmara Municipal de Bauru homenageou com Moção de Aplauso o Nacional Atlético Clube, que foi criado a princípio com o nome de Corinthinha e apresentava em sua diretoria palmeirenses e corintianos e, posteriormente, teve seu nome alterado, em comum acordo, para Nacional Atlético Clube. Considerado um time tradicional e conceituado da cidade de Bauru teve, no início, as cores do time da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco).

Em determinada época chegou a utilizar uniforme nestas cores, porém, hoje no atual uniforme e escudo da equipe, percebe-se que o verde está ausente. Ao longo desses 58 anos, vários atletas tiveram passagens marcantes.

Peixe, Jorjão, Pinduca, Luizinho, Manoel, Ari, Vadão, Cal, Pereirinha, Edil, Rafael Queixo, Panaca, Ticão, Carlinhos, Assis, Nescau e Fesso, são apenas alguns dos vários nomes que passaram e marcaram época no time da Vila Cardia.

O Nacional também é conhecido por ser pioneiro em bandeirão de torcida organizada. Tetracampeão de futebol amador, o Nacional levantou os troféus da Liga Bauruense de 1969 e 1971 (título divido com o Fortaleza), além de possuir um vice em 2010.

Na Liga Regional, o time foi campeão em 2004 e vice-campeão em 2003. Outro título amador conquistado pela equipe foi do Estadual de Clubes, organizado pela Federação Paulista de Futebol, em 1998, sendo a penúltima equipe bauruense a levantar este troféu.

Comandado por José Antônio de Souza, conhecido como Jamanta, o Nacional esteve presente na decisão do título do campeonato da 1ª divisão da Liga Bauruense de Futebol Amador realizada no dia 06 de dezembro no Estádio Alfredo de Castilho.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa