Moção de Aplauso ao Núcleo MMDC Bauru

- Repórter Fotográfico

23/10/2017 - Trabalho idealizado pelo Cabo PM Cassiano Pinheiro da Silva resgata a história da Revolução de 1932 e da Segunda Guerra Mundial

Por iniciativa do vereador Fábio Manfrinato (PP), a Câmara Municipal de Bauru entregou, nesta segunda-feira (23/10), Moção de Aplauso ao Núcleo MMDC de Bauru "Voluntário Joaquim Zagui".

O parlamentar destacou que o trabalho desenvolvido pelo grupo propicia o registro e a coleta de informações que mantêm viva as histórias da Revolução Constitucionalista de 1932, da Segunda Gerra Mundial e da Polícia Militar, neste caso, especialmente do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM-I).

Criado pelo Cabo PM Cassiano Pinheiro da Silva, o Núcleo recebeu o nome de seu avô. Joaquim Zagui nasceu em Pardinho, em 1909. Foi um dos voluntários que lutou contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas no maior conflito armado do Brasil no século passado: a Revolução de 1932.

Depois de lutar pela promulgação de uma nova Constituição, Joaquim seguiu uma vida simples, trabalhando e se aposentando na Estada de Ferro Sorocabana. Morreu em Botucatu, aos 87 anos, em 1996.

O Núcleo MMDC de Bauru foi criado oficialmente em 26 de agosto de 2016, em solenidade no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, sob o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

A partir de doações de peças, surgiu o Acervo Militar de Bauru. A entidade, organizada pelo Cabo PM Jorge Santos, em parceria com o "Voluntário Joaquim Zagui", organiza exposições. A proposta é de se criar um Museu Militar em Bauru.

Desde sua criação, o Núcleo participa de também de diversas atividades sociais. Em 2017, promoveu sua primeira Solenidade Oficial, na qual foram agraciadas com a Medalha MMDC diversas personalidades civis e militares.

O último grande feito do Núcleo foi a transferência do Monumento ao Soldado Constitucionalista para o pátio do Comando de Policiamento do Interior (CPI-4), onde será devidamente preservado e é semanalmente visitado por crianças.

A Moção de Aplauso foi recebida, nesta segunda-feira, pelo Cabo PM Cassiano, criador do Núcleo.

O que é o MMDC?

MMDC é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos manifestantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos pelas tropas federais em confronto ocorrido em 23 de maio de 1932 e que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista.

VINICIUS LOUSADA