Câmara Municipal homenageia 80 anos do Aeroclube de Bauru

29/08/2018 - Vereador Serginho Brum entregou Moção de Aplauso à diretoria; na sequência, foi exibido, pela primeira vez, o documentários 'Avis Raras', produzido pela TV Câmara Bauru

José Rubens, Vicente Afonso Filho, Mário Bevilacqua e Serginho Brum

A Câmara Municipal homenageou, na noite desta quarta-feira (29/08), os 80 anos do Aeroclube de Bauru, com a entrega de Moção de Aplauso de autoria do vereador Serginho Brum (PSD). Além disso, foi exibido, no Plenário Legislativa, pela primeira vez, o documentário “Avis Raras”, uma produção da TV Câmara Bauru.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Sandro Bussola (PDT), e contou ainda com as presenças dos parlamentares Mané Losila (PDT), Roger Barude (PPS) e Telma Gobbi (SD).

A homenagem foi recebida pelo atual presidente do Aeroclube, Vicente Afonso Filho, que agradeceu o reconhecimento da Câmara pelas oito décadas de trabalhos desenvolvidos.

Ainda representando a entidade, participaram da entrega da Moção o vice-presidente, José Rubens Coneglian, e Mário Bevilacqua Neto, um apaixonado pela aviação e filho de Luiz Gonzaga Bevilacqua, fundador do Aeroclube de Bauru.

Anfitrião da noite, Serginho Brum destacou a importância da entidade, que, paralelamente à história da cidade, propicia aos bauruenses emoção, aprendizagem e alegria.

“É com muita honra que todos os presentes neste momento passam também a fazer parte da história deste patrimônio de Bauru”, pontuou o autor da Moção de Aplauso, que destacou ainda o trabalho da TV Câmara na elaboração do documentário que homenageia o Aeroclube.

Serginho Brum também agradeceu o papel desempenhado pelos memorialistas Luciano Dias Pires e Irineu Bastos, além do Jornal da Cidade, na preservação da trajetória da entidade.

Mário Bevilacqua frisou que a escola de pilotos é uma das poucas do Brasil com tantos anos em atividades ininterruptas e observou também o ineditismo no reconhecimento por parte do Poder Legislativo.

Aos presentes, ele também transmitiu às saudações do coronel Ozires Silva, fundador da Embraer, ex-presidente da Petrobrás e ex-ministro da Infraestrutura, que, assim como o astronauta Marcos Pontes, iniciou sua carreira na aviação no Aeroclube de Bauru.

“É um dos homens mais importantes do Brasil, até hoje chamado como consultor pela Embraer, e queria muito poder estar aqui nesta noite”, disse Bevilacqua.

Mané Losila, José Rubens, Telma Gobbi, Sandro Bussola, Vicente Afonso Filho, Mário Bevilacqua Neto, Serginho Brum e Roger Barude

Patrimônio bauruense

A Escola de Aviação do Aeroclube de Bauru já formou milhares de pilotos de destaque nacional, nas aviações civil, comercial, de turismo e desportiva, além de ser reconhecida como celeiro de campeões de voo a vela.

Bauru está localizada no centro do estado de São Paulo, em uma região relativamente plana e com clima quente e seco. Essas características fazem daqui o lugar ideal para a prática de voo a vela e, por essa tradição internacionalmente reconhecida, a cidade ganhou o slogan de a "Capital Nacional do Voo a Vela”.

Além disso, o município possui lei que atribui ao 9 de abril o “Dia Municipal de Volovelista”.

Desde 1949, o Aeroclube de Bauru ocupa o topo do ranking nacional do volovelismo. Em 32 anos de campeonato, seus pilotos chegaram ao primeiro lugar por 28 vezes.

Sempre muito festejada em todas as competições que participa, a equipe é chamada de "Os Imbatíveis", sendo considerada uma espécie de "dream team" entre os praticantes do Voo a Vela no Brasil.

Câmara Municipal de Bauru