Moção de Aplauso a Comissão da Verdade

- Repórter Fotográfico

07/03/2016 – Por indicação do vereador Paulo Eduardo de Souza, ocorreu hoje à solenidade de entrega da Moção de Aplauso à Comissão da Verdade de Bauru “Irmãos Petit”, vinculada à Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Câmara Municipal de Bauru. A honraria é em reconhecimento a importância e relevância do Relatório Final referente às atividades desenvolvidas entre agosto de 2012 a dezembro de 2014.

De acordo com a Lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, criou-se a Comissão Nacional da Verdade no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, pautada em “efetivar o direito à memória e a verdade histórica e promover a reconciliação Nacional”.

Bauru respondeu ao chamado e, no anseio por uma democracia social, participativa e igualitária, aderiu a busca pelos fatos ocultos do período da ditadura civil militar, tendo como ponto de partida a II Jornada de Direitos Humanos, cujo tema foi: Memória, Verdade e Cidadania, com duração de 10 dias (14 a 24 de abril de 2012).

Dentre todas as atividades, relevantes e fundamentais, cabe destacar a Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Bauru em 16 de abril de 2012, com a presença do presidente da Comissão Estadual da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputado Adriano Diogo, em que foi oficializada a Comissão de Direitos Humanos da Câmara como colaboradora, fato esse que culminou na formação da Comissão da Verdade de Bauru.

Denominada de Comissão da Verdade de Bauru “Irmãos Petit”, é uma honra destacar os Membros do Grupo Bauru, Memória e Verdade que dedicaram precioso tempo em pesquisa, organização, inferência e cuidados, que podem ser observados e sentidos nas 280 páginas do Relatório, são eles: Arthur Monteiro Júnior; Carlos Roberto Pitoli; Clodoaldo Meneguello Cardoso; Gilberto Truijo; João Francisco Tidei Lima e Maria Orlene Daré.

Revelam graves violações de direitos humanos, num atentado à ordem constitucional. Todos disponibilizaram seus conhecimentos em prol da História de Bauru.  E, portanto, os consideramos parte fundamental da História de Bauru.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa