Milton Puga é o mais novo 'Cidadão Bauruense'

- Vinicius Lousada

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal, por iniciativa de seu presidente, o vereador José Roberto Segalla

Vivendo na cidade há quase quatro décadas, o designer de formação, ilustrador e publicitário de sucesso, Milton Francisco Puga, é o mais novo “Cidadão Bauruense”.

Em Sessão Solene realizada na tarde desta quarta-feira (16/10), na Câmara Municipal de Bauru, ele recebeu o Título conferido pelo Poder Legislativo, por iniciativa do vereador José Roberto Segalla (DEM).

Da Tribuna do Plenário da Casa de Leis, emocionado, por muitas vezes com a voz embargada, ele agradeceu o reconhecimento da cidade e dedicou a homenagem ao pai, Francisco Puga (em memória), e à mãe, Izolina – que, com idade avançada e enfrentando problemas de saúde, não pôde comparecer.

Miltin Puga também destacou a importância, em sua trajetória, da ex-esposa, Célia, que o acompanhou na solenidade. “Está mantido o amor fraternal, que é o amor de sempre”, frisou.

A ela, o novo “Cidadão Bauruense” agradeceu ainda por suas duas "obras preciosas" – os filhos Lorrine e Matheus, de 37 e 24 anos -, sem esquecer do neto, Lorenzo.

Além de sua trajetória profissional, Milton deu ênfase ao trabalho voluntário que desenvolve junto ao Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC) e ao Centro de Valorização da Vida (CVV).

Nesse sentido, reforçou a necessidade de que todos conheçam o serviço do Disque 188, que, em todo o Brasil, oferece atendimento gratuito e anônimo para quem busca ajuda e apoio emocional.

Puga comentou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera o suicídio uma pandemia. Os casos têm crescido entre jovens.

Primeiro contato

Autor do Decreto Legislativo que concedeu a cidadania bauruense a Milton Puga, José Roberto Segalla revelou que não conhecia pessoalmente o publicitário até a solenidade para a entrega do Título.

“Mas ouvi falar muito bem , por muitas pessoas diferentes, que sempre rasgaram elogios, destacando os perfis de profissional comprometido e de homem que cumpre seus princípios morais, voltados ao bem e à caridade”, pontuou o parlamentar.

Segalla disse ainda que ter Milton Puga como cidadão bauruense é motivo de orgulho para a cidade. "Poderia ter atuado em qualquer lugar, mas escolher Bauru para desenvolver sua empresa e formar sua família".

Prestigiaram a solenidade os vereadores Sandro Bussola (PDT), Coronel Meira (PSB), Chiara Ranieri (DEM), Luiz Carlos Bastazini (PV), Miltinho Sardin (PTB) e Roger Barude (Cidadania), que secretariou os trabalhos.

Vice-prefeito, Antônio Carlos Gimenez representou o Poder Executivo na Sessão Solene.

Trajetória

Nascido em 5 de junho de 1958, Milton Puga é natural de Iacri (SP), onde viveu até os cinco anos de vida. É o quarto filho de uma família de 10 irmãos.

Sua como desenhista teve início aos 13 anos de idade. Aos 15, torna-se ilustrador de painéis para cinemas.

Em 1981, mudou-se de Lins para Bauru para cursar Desenho Industrial na então Fundação Educacional de Bauru (FEB) – hoje, Unesp.

Em 1984, o publicitário funda sua agência, Causa e Efeito, como consequência de um prêmio nacional que conquistou com uma campanha.

Além de prestar serviços para grandes multinacionais, Milton Puga também se tornou referência no marketing político, por desenvolver campanhas vitoriosas, que se tornaram cases de sucesso citados em cursos de formação.

O know-how adquiridoao longo de 40 anos conferiu a Milton Puga a oportunidade de criar e produzir peças e ferramentas promocionais, merchandising, estandes, marcas, capas de livros, e projetos cenográficos para grandes eventos no Brasil e América Latina, além da criação e posicionamento de marcas que consolidaram sua posição no desenvolvimento do marketing e Design de resultados, que também aplica como trabalho voluntário para os serviços de comunicação das instituições de serviços sociais de Bauru e do Brasil.

A versatilidade e criatividade lhe renderam 11 prêmios nacionais e três internacionais - entre eles, um Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, dez “Criatividade” da ABRAJET - Associação Brasileira, de Jornalistas de Turismo, três Prêmios FIPTUR no Festival Internacional de Publicidade de Turismo e um Prêmio POPA! - Point of Purchase, considerado o Oscar do Merchandising mundial.

Há cinco anos, Milton Puga mudou o foco do trabalho, atuando com uma rede de TV digital corporativa.