Mesa Diretora busca mais opções de voos para Bauru junto a Itapemirim Transportes Aéreos

Parlamentares foram recebidos pelo diretor de nova companhia aérea implantada no Brasil; empresa de aviação inicia suas operações no próximo mês

A Mesa Diretora da Câmara de Bauru esteve em São Paulo nesta quinta-feira (27/5), onde se reuniu com o diretor comercial da Itapemirim Transportes Aéreos, Lincoln Amano e Guilherme Fussi, gerente comercial, lazer e turismo da companhia. O encontro foi na Vila Guilherme, na capital paulista.

O presidente da Casa, Markinho Souza (PSDB); o primeiro secretário, Pastor Bira (Podemos); e o segundo secretário, Pastor Edson Miguel (Republicanos), apresentaram os potenciais de Bauru para a operação da empresa na cidade. A localização geográfica - no maior entroncamento rodo-aéreo-hidro-ferroviário e energético do interior da América Latina, também foi citada como alternativa futura, para que a empresa opere, além de voos domésticos, com transporte de cargas aéreas.

Durante a reunião, a Mesa Diretora da Câmara de Bauru entregou um ofício com a solicitação de um estudo para a implantação de voos domésticos com saída de Bauru e destinos para São Paulo e Brasília.

O número de pessoas que passaram pelo Aeroporto Estadual de Bauru-Arealva, em 2019 e 2020, bem como o anúncio recente do Governo do Estado sobre a concessão do aeroporto estadual, que trará investimentos de mais de R$ 30 milhões, também constam no documento.

“Nós tivemos uma reunião muito produtiva. Mesmo Bauru não estando na rota a ser operada pela companhia, a empresa demonstrou interesse na possibilidade de incluir o município na malha aérea”, ressalta Markinho Souza.

A Mesa Diretora deve aguardar o término do processo de licitação para a concessão do aeroporto de Bauru e, posteriormente, se reunirá com a empresa vencedora, para coletar informações acerca dos investimentos que serão implementados no local.

“Assim que tivermos todas as informações a respeito dos investimentos que serão feitos no Aeroporto Estadual de Bauru-Arealva, e se comportará as aeronaves da nova empresa aérea, receberemos a visita dos diretores da Itapemirim Transportes Aéreos no município”, afirma o presidente da Casa.

Para o Pastor Bira, a reunião foi positiva. “Saímos desse encontro bastante contentes e confiantes. Esperamos que Bauru possa receber os voos da Itapemirim Transportes Aéreos”, completou o 1º secretário da Mesa.

Pastor Edson Miguel, pontuou que além dos voos para destinos como São Paulo e Brasília, a região tem potencial para viagens turísticas. “Isso pode ser explorado com pacotes pela companhia aérea, transportando pessoas da região para cidades turísticas“, afirma o 2º secretário da Câmara.

Atualmente, o Aeroporto Estadual de Bauru-Arealva (JTC) possui apenas um destino de viagem com voo regional da empresa Azul Linhas Aéreas para o Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP).

Os voos diários para Campinas são feitos por aeronave bimotor turboélice, que tem capacidade para 72 passageiros e 4 tripulantes.

O aeroporto é operado e administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp.

Sobre a empresa

Fundada em 2020, recém-certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) iniciará suas operações em 29 de junho, entre os aeroportos de Guarulhos e Brasília. A empresa pertence ao Grupo Itapemirim, presidido pelo empresário Sidnei Piva.

Neste primeiro momento, estará em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte-Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA) e São Paulo-Guarulhos (SP).

A companhia aérea pretende ampliar a malha e chegar a 35 destinos no Brasil, com uma frota de 50 aeronaves até o próximo ano. Os voos serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros.

No interior de São Paulo, estão previstos voos apenas em Ribeirão Preto, ainda no segundo semestre de 2021, e nas cidades de São José do Rio Preto e Presidente Prudente, que deverão ter voos somente no primeiro semestre de 2022.