Membros da Mesa Diretora participam do início da entrega dos cartões-alimentação na Sebes

Ao todo, 3.780 famílias em situação de vulnerabilidade social serão atendidas com cartão de crédito de R$ 100,00 pelo período de cinco meses

Nesta segunda-feira (29/11), o presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e o 2º secretário da Mesa Diretora, Pastor Edson Miguel (Republicanos), participaram do início da entrega do cartão-alimentação para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município, na sede da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes).

Os recursos para o auxílio foram viabilizados através da devolução de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), referente à redução de quase 10% do orçamento da Câmara Municipal de Bauru em 2021. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Sindplus Administradora de Cartões, Serviços de Cadastro e Cobrança Eireli.

Na entrega dos cartões, Markinho Souza e Pastor Edson Miguel estiveram acompanhados da prefeita Suéllen Rosim (Patriota) e da secretária municipal do Bem-Estar Social (Sebes), Ana Salles, que entregaram os cartões para as munícipes Adriana Gordiano da Silva, Berenice Albino e Cristiane Francisca dos Santos, respectivamente.

O vereador Markinho Souza explicou a origem do montante que viabilizou o benefício, que vem do duodécimo do Legislativo, recurso destinado pelo poder Executivo para o custeio da Casa de Leis. O presidente afirma que houve uma reorganização e redistribuição das demandas da Câmara Municipal para que parte do valor do benefício pudesse ser destinado ao apoio de famílias em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“É um dia de muita felicidade poder acompanhar a entrega dos primeiros cartões, e fica aí uma mensagem pra população: a solidariedade num momento tão difícil, pós-pandemia, com tantas pessoas desempregadas. Pra gente, é motivo de orgulho estar aqui nesta manhã”, celebrou Markinho Souza.

O 2º secretário da Mesa Diretora, Pastor Edson Miguel, também destacou a importância do cartão para a autonomia alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade, que às vezes necessitam de itens específicos, não contemplados nas cestas tradicionais. “Esse cartão alimentação vai trazer um fôlego e também uma ajuda para as famílias”.

Durante a entrega dos cartões para as famílias, a prefeita Suéllen Rosim também falou sobre a importância desta iniciativa. “A entrega dos cartões vem em um momento importante, de retomada econômica, mas muitas pessoas ainda não conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho, e precisam desse apoio para garantir uma alimentação para a família. Agradecemos a Câmara pela antecipação na devolução das sobras do duodécimo, permitindo o começo do programa ainda neste ano”, destacou.

Benefício

As famílias beneficiadas foram selecionadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e estão sendo informadas sobre a data e o horário em que deverão comparecer à Sebes para a retirada do cartão. Os moradores do Distrito de Tibiriçá receberão o cartão no CRAS do distrito. Ao todo, serão distribuídos 3.780 cartões.

O cartão terá validade de cinco meses, com o valor de R$ 100,00 mensais, devendo ser usado para a compra de produtos alimentícios em supermercados e estabelecimentos similares de Bauru. As famílias receberão o cartão já com o crédito referente ao mês de novembro e, depois, serão depositados os créditos nos meses seguintes, todo dia 10 de cada mês, até março de 2022. Após cada depósito, as famílias terão até um mês para efetuar as compras.