Meira critica descaso com o Corpo de Bombeiros

07/06/2018 - Segundo o parlamentar, se nenhuma medida for adotada, recursos de fundo municipal que garante manutenção das atividades da corporação na cidade vão findar

O vereador Coronel Meira (PSB) criticou, na última Sessão Legislativa, o que chamou de descaso da Prefeitura em relação Corpo de Bombeiros e a manutenção de sua estrutura em Bauru.

De acordo com o parlamentar, o dinheiro previsto no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO - 2019) para ajudar no custeio do serviço é o que já está no Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros e está comprometido com as obras de construção de uma nova sede para a instituição no segundo semestre deste ano.

Os valores, segundo Meira, giram em torno de R$ 6,5 milhões e foram arrecadados por meio da Taxa de Bombeiros, que, até o ano passado, era recolhida junto aos carnês de IPTU.

Em 2017, no entanto, o esse tipo de cobrança por parte dos municípios é inconstitucional. Com a decisão, ainda no ano passado, o prefeito Clodoaldo Gazzetta encaminhou à Câmara projeto de lei revogando a taxa.

Sem esta arrecadação, a Prefeitura ainda não apontou novas fontes de recursos para ajudar no custeio do Corpo de Bombeiros.

“Vai chegar uma hora que o dinheiro do fundo [de arrecadação das taxas] vai acabar e os trabalhos hoje executados pelo serviço de bombeiros poderão perecer”, advertiu Meira.

Responsabilidade

A administração do Corpo de Bombeiros é designada, em Bauru, a partir de um convênio assinado entre governos estadual e municipal.

Pelo acordo, fica designado à federal o pagamento de despesas com pessoal da instituição. Já para a cidade, fica a responsabilidade de viabilizar a operacionalização dos serviços.

Assista à íntegra do pronunciamento do parlamentar

Câmara Municipal de Bauru