Roberto Vicente Calheiros recebe Medalha 'Custos Vigilat'

12/04/2018 - Cientista desempenhou papel crucial para a instalação, em Bauru, do primeiro radar meteorológico da América do Sul

Roberto Vicente Calheiros e o vereador José Roberto Segalla

O cientista Roberto Vicente Calheiros foi homenageado pela Câmara Municipal de Bauru, na noite desta quinta-feira (12/04), com a Medalha do Mérito “Custos Vigilat”. A honraria foi concedida por iniciativa do vereador José Roberto Segalla (DEM).

O presidente do Legislativo de Bauru, Sandro Bussola (PDT), e os parlamentares Coronel Meira (PSB) e Miltinho Sardin (PTB) prestigiaram a solenidade.

Bauruense, nascido no dia 25 de agosto de 1941, filho de Antonio Calheiros e llara Manfredi Calheiros, Roberto Vicente Calheiros tornou-se uma referência quando o assunto é meteorologia com radar.

O cientista fundou o IPMet – atualmente chamado de ”Centro de Meteorologia de Bauru”. Em razão de sua dedicação à pesquisa, que lhe garantiu o reconhecimento internacional, a história do cientista e do órgão se confundem, como observou o vereador Segalla em seu pronunciamento.

O homenageado e o autor do Projeto de Decreto Legislativo, que resultou na Medalha do Mérito “Custos Vigiltat”, se conheceram logo quando o parlamentar ingressou na primeira turma de Engenharia da antiga Fundação Educacional de Bauru.

“Bauru tinha que saber dessa história de tamanha qualificação”, frisou Segalla, que lembrou a crucial participação de Roberto Vicente na Calheiros na instalação do primeiro radar meteorológico da América do Sul na cidade de Bauru, em 1974.

O vereador também frisou a sabedoria como grande virtude do cientista, com quem chegou a trabalhar.

Emocionado, o homenageado agradeceu a Deus, aos familiares e também externou gratidão aos colegas do IPMet.

Calheiros falou sobre o privilégio de exercer uma atividade que presta relevantes serviços à sociedade, de proteção à vida e ao patrimônio, e de apoio à atividade econômica. “Uma atividade essencial do Estado”.

O cientista é, atualmente, casado com a senhora Raquel Calheiros, que foi homenageada pela assessora do vereador Segalla, Luciana Roza.

Também prestigiaram a Sessão Solene o diretor da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru, Jair Lopes Jr, a advogada Rosangela da Silveira Thenório, representando a OAB-Bauru, e o governador do Distrito 4510 do Rotary Internacional, Maurício Agostinho Antonio.

Conheça mais sobre o homenageado

Meira, Bussola, Calheiros, Raquel, Miltinho Sardin e Segalla

Raquel e Roberto Vicente Calheiros