Maternidade Santa Isabel: vereadores acionam Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

08/05/2017 - Parlamentares também querem saber como se dá a relação entre as equipes das unidades de saúde básica, onde são realizados os pré-natais, e do hospital, onde ocorrem os partos

A sessão da Câmara Municipal de Bauru de hoje (08/05) repercutiu a notícia da morte de mais um bebê na Maternidade Santa Isabel, registrada no último domingo (07/05). Trata-se de mais um caso em que o hospital teria induzido o parto normal, a despeito de suposta indicação para cesárea.

O problema já havia sido abordado pelos vereadores na sessão do dia 17 de abril, quando uma comissão de parlamentares chegou a se reunir com a diretoria da unidade e da Famesp, que a gerencia.

Nesta segunda-feira, o presidente do Legislativo de Bauru, Sandro Bussola (PDT), e a vereadora Chiara Ranieri (DEM) oficiaram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), presidida pelo deputado Cezinha de Madureira (DEM), solicitando o apoio do grupo para reivindicar apurações e tomada de providências pelo governo do Estado, responsável pelo hospital.

Na tribuna da Câmara, Bussola defendeu que a Secretaria Municipal de Saúde também seja chamada para participar do debate, a fim de discutir, especialmente nos casos de gestantes com quadros de risco, a relação entre as equipes de pré-natal das unidades básicas e as da Maternidade Santa Isabel, onde acontecem os partos.

Chiara, por sua vez, destacou a relevância de projetos que constam no programa de governo do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), voltados à saúde das mulheres.

Natalino Davi da Silva (PV) cobrou ação dos representantes de Bauru na Assembleia Legislativa.

Markinho Souza (PP), por sua vez, pontuou que, se necessário, o Ministério da Saúde deve ser acionado e comunicado a respeito dos problemas que vêm sendo identificados pelos parlamentares, a partir dos relatos das mães e seus familiares.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Bauru, a vereadora Telma Gobbi (SD) relatou tratativas que estão sendo conduzidas pela Casa a fim de buscar soluções, mas também tranquilizar as gestantes, que têm na Maternidade Santa Isabel o único hospital da cidade que realiza partos via SUS.

VINICIUS LOUSADA