Na manhã desta quinta-feira (10/04), o vereador Sandro Bussola (MDB) entregou a Moção de Aplauso nº 37/2025. Ela homenageia a Maternidade Santa Isabel pela conquista do Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), concedido pela Associação Paulista de Medicina.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 17 de março deste ano e foi aprovada em plenário na sessão legislativa realizada no dia 24 do mesmo mês.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Cabo Helinho (PL) e a entrega da homenagem coube ao proponente da moção.
Diretor presidente da Fundação Para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), que administra a maternidade, o Dr. Antonio Rugolo Junior fez uma retrospectiva do trabalho realizado desde que a fundação assumiu a gestão da unidade após convite do Governo do Estado de São Paulo.
“Foi muito difícil na fase inicial e hoje conseguimos reformar a maternidade”, disse Rugolo ao destacar que ela é referência em termos de atendimento humanizado.
O diretor administrativo da maternidade, Adilson José Zamarin, também esteve no Plenário “Benedito Moreira Pinto” para participar da cerimônia. Ele agradeceu aos vereadores, à equipe da Maternidade Santa Isabel e endossou o compromisso da gestão com a qualidade e humanização do atendimento da população.
História da unidade
A Maternidade Santa Isabel, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, celebrou, no dia 7 de fevereiro, um marco em sua trajetória com a conquista do Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), reconhecimento que atesta a excelência dos serviços prestados à saúde materno-infantil.
O selo é o reflexo de um trabalho contínuo de toda a equipe da instituição, que se empenhou nos últimos anos para atingir as metas de qualidade exigidas pelo programa CQH, iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), de adesão voluntária, que tem como objetivo contribuir para a melhoria constante da qualidade hospitalar por meio do aperfeiçoamento dos processos de gestão. O programa estimula a autoavaliação e promove mudanças de atitudes e comportamentos, incentivando o trabalho coletivo, especialmente de equipes multidisciplinares, no aprimoramento das metodologias de atendimento.
A Maternidade Santa Isabel empenhou-se profundamente na busca por melhorias contínuas, sempre com um foco especial em duas metas: humanização e qualidade. Isso resultou em diversas ações e políticas de mudanças, tornando a maternidade uma referência estadual em humanização. A conquista do Selo CQH trouxe grande orgulho para toda a equipe, pois evidencia a evolução pela qual os profissionais passaram e, consequentemente, da própria estrutura hospitalar, bem como o que isso representa para toda a região.
A Maternidade Santa Isabel, que sempre representou muito bem a nossa cidade de Bauru, agora, através dessa certificação, tem mais condições e recursos para ministrar um atendimento de excelência, retribuindo à sociedade um processo seguro e humanizado para todos que utilizam do serviço.