Markinho Souza defende parcerias por iluminação e combate à dengue

- Vinicius Lousada

O vereador Markinho Souza (PP) defende que a Prefeitura de Bauru recorra a parcerias para resolver gargalos crônicos, citando como exemplos a iluminação pública e o combate à dengue.

No segundo caso, ele sugere que a administração firme convênio com o DAE ou com a CPFL para que os leituristas notifiquem os setores responsáveis sobre terrenos com mato alto, lixo e entulho.

“Tenho uma preocupação muito grande com uma possível nova epidemia de dengue. Estamos falando de vidas. E a quantidade de terrenos baldios me incomoda muito. A gente percebe que o sistema de fiscalização ainda é alvo de problemas. Então, vejo a possibilidade desse convênio como mais uma ferramenta para viabilizar a execução dos serviços e posterior cobrança dos proprietários”, explica Markinho.

Já para a iluminação, o parlamentar acredita que 2020 deve ser decisivo para que haja a concessão do serviço ou seja elaborada uma Parceria Público-Privada (PPP).

“É crucial para que a cidade inteira possa ser iluminada com LED, o que geraria economia de energia e aumentaria a segurança da população. Na gestão direta, ocorrem situações que não razoáveis, como o processo de compras de fios para a Nuno de Assis, que levou 12 meses. Vamos deixar essa parte com uma empresa especializada e os serviços mais básicos, em praças e escolas, ficam com o setor de elétrica da Prefeitura”, argumenta.

Creche

No âmbito da Educação, Markinho Souza cita como prioridade o término de obras de novas creches, que viabilizarão mais vagas para minimizar o déficit.

“Todo começo de ano, há uma procura muito intensa, inclusive em nossos gabinetes, mas os vereadores não conseguem intervir nesse sentido. Vamos fiscalizar as obras e trabalhar também para que comece a construção da unidade do Centro. Vai ser um grande empreendimento voltado à educação e à cultura, para atender os filhos dos comerciários e das comerciárias, inclusive para facilitar a logística desses trabalhadores”, pontua.

Mobilidade

Na mobilidade, o vereador diz que um dos focos será a concretização da ponte sobre o rio Bauru que viabilizará o tráfego em mão dupla no viaduto Falcão-Bela Vista.

Outra questão será a cobrança para a reimplantação das lombadas retiradas por determinação judicial - agora, em acordo com os padrões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“A retirada desses obstáculos tem gerado muitos transtornos. Também vamos trabalhar para o recape da região do Mary Dota, Nobuji, Beija-Flor, Chapadão e Mendonça, que não recebem essa melhoria desde quando o asfalto foi feito naquela região”, encerra Markinho.