Markinho Souza alerta para casos de COVID-19 em todas as regiões da cidade

O parlamentar fez apelo para que pessoas não esperem que doença chegue a suas famílias para adotar o isolamento social

A partir do monitoramento do poder público, o vereador Markinho Souza (PSDB) destacou, em entrevista concedida à Rádio e à TV Câmara Bauru, que os casos de COVID-19 estão sendo confirmados em todas as regiões da cidade, sem que haja concentração em área específica – o que aumenta a chances de disseminação do novo coronavírus e dificulta as estratégias de enfrentamento.

Nesse sentido, o parlamentar demonstrou preocupação com o relaxamento percebido junto a parte da população no que se refere ao cumprimento das orientações para o isolamento social.

“Quem pode deve ficar em casa. Não espera acontecer algo com alguém que você ame, da sua família”, observou Markinho.

O vereador ressalta que não há vacinas nem medicamentos que tenham eficiência cientificamente comprovada para o tratamento de pacientes da COVID-19. Portanto, o isolamento social e a realização do maior número de exames em pessoas com sintomas são as melhores armas contra a doença.

A expectativa é de que o número de testes seja ampliado a partir dessa semana, quando a unidade regional de Bauru do Instituto Adolfo Lutz passou a realizar este serviço.

Markinho Souza falou ainda sobre as estratégias do governo municipal em recorrer a recursos de fundos municipais para compensar a queda na arrecadação decorrente da redução da atividade econômica, combinada com o aumento previstos de gastos no enfrentamento à pandemia.

Projeto de Lei do prefeito Clodoaldo Gazzetta pede autorização para acessar verbas de 12 fundos. Já as discussões em torno do Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) devem ocorrer posteriormente. O assunto vem sendo tratado pelo Executivo e pelo Legislativo junto ao Ministério Público (MP).

O vereador do PSDB adianta que a proposta é de uso de até 30% do FTE, com plano para ressarcimento dos recursos que eventualmente sejam gastos.

Assista à íntegra