Marginais da Marechal Rondon: Vereador Natalino media reunião entre empresários, concessionária e Emdurb

- Câmara Municipal de Bauru

Interdições e adaptações ao projeto estiveram na pauta de discussão; alinhamento apontou reuniões periódicas entre as partes

Desde a retomada das obras das marginais da Marechal Rondon, algumas interdições passaram ser feitas no trecho urbano de Bauru da rodovia. Algumas adaptações também vêm sendo realizadas no projeto, conforme a obra avança e esbarra em novos impasses.

Há mais de três anos, empresários do entorno sofrem com as consequências dessas intervenções e a situação não tem sido diferente após o início das novas frentes de trabalho, de responsabilidade da Concessionária Via Rondon.

Por isso, o vereador Natalino da Silva chamou uma reunião na Câmara Municipal para alinhar o diálogo entre concessionária, poder público e população, com o intuito de buscar alternativas para que a obra flua mais rapidamente e com o menor impacto possível para quem depende da Rondon para se locomover ao trabalho. “Acho que o diálogo é sempre importante e faz a diferença em situação tão delicada como a dessa obra”.

Empresários da região do Jardim Contorno, que têm seus negócios voltados a serviços de carga pesada e necessitam diariamente do trânsito e manobra de caminhões bi trem, destacaram sua preocupação com o trajeto determinado pela Emdurb e Via Rondon em algumas de suas interdições. Além disso, questionaram pontos específicos do projeto; entre eles, a informação de que um sinaleiro será colocado na Avenida Duque de Caxias, no cruzamento com a Rondon.

Emdurb e Via Rondon reforçaram que têm estudos técnicos como base para essas decisões, e tranquilizaram o grupo com relação às obras não impedirem que suas empresas possam desempenhar a função delas.

Ainda assim, deixaram o convite para que o grupo possa participar das reuniões quinzenais que acontecem na Emdurb sobre o andamento e o cronograma das obras, além de, já em acordo com o vereador Natalino, se comprometerem a apresentar novos dados e pontos do projeto em Audiência Pública que será chamada pelo parlamentar.

Natalino reforçou que o intuito desse alinhamento é garantir que o impacto das obras não gere nenhum prejuízo às empresas que estão às margens da Rondon ou instaladas em grandes avenidas como Duque de Caxias, Nações Unidas e Nuno de Assis, que, até o fim da implantação das marginais, serão afetadas pelas interdições.

“A gente sabe que o progresso demanda uma compreensão, pois mexe bastante com quem está diretamente ligado a ele. E toda grande obra impacta no seu entorno. Mas nesse ponto é importante garantir que nossas empresas possam continuar exercendo suas funções, sem ter que demitir funcionários por conta da queda de produção ou prestação de serviços”, avaliou o vereador.

DENISE GALVÃO

Assessoria - Vereador Natalino da Silva