Marcelo Afonso entrega Moção de Aplauso à tradicional Festa do Milho de Bauru

Homenagem proposta pelo parlamentar destaca a tradição da festa no município

Nesta segunda-feira (21/11), o vereador Marcelo Afonso (Patriota) prestou homenagem à tradicional Festa do Milho pela belíssima atuação em prol do Seminário Rogacionista João XXIII.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 62/2022 no dia 18 de julho deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 25 do mesmo mês.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e acompanhada pelos vereadores Julio Cesar (PP), Estela Almagro (PT), Guilherme Berriel (MDB), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Miltinho Sardin (PTB), Coronel Meira (União Brasil), José Roberto Segalla (União Brasil) e Beto Móveis (Cidadania).

Também esteve presente no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o representante da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Padre Henrique de Lima Mateus.

O vereador Marcelo Afonso (Patriota), no ato de entrega da Moção, destacou a atuação social da Paróquia Nossa Senhora das Graças e do Seminário Rogacionista João XXIII. “O orçamento dessa festa ajuda com a formação do Seminário e também é usado em ação social que a Igreja oferece. Eu sempre costumo dizer que a Igreja tem que ser Igreja fora dela também. Eu vejo que a Paróquia Nossa Senhora das Graças faz esse papel em nosso município. É um grande privilégio homenagear vocês”, declarou.

O Padre Henrique de Lima Mateus, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, agradeceu a homenagem. “A minha palavra é: gratidão a todos vocês e ao Marcelo Afonso, que propôs esse reconhecimento. Que Deus abençoe a todos vocês e ao seus trabalhos”.

História

Idealizada pelo Padre Marcos de Ávila Rodrigues, no ano de 2008, a Festa do Milho realiza este ano a sua 13° edição, estando sobre a atual coordenação do Padre Henrique de Lima Mateus, formador da etapa formativa do propedêutico do Seminário Rogacionista e do Padre Célio Leite da Silva.

Contam com a ajuda da sociedade bauruense, amigos, benfeitores, empresários, da Paróquia Nossa Senhora das Graças e do seu respectivo pároco, Padre Carlos André da Silva Câmara, somando, assim, aproximadamente 500 voluntários, bem como de todas as capelas que compõem a Paróquia, a saber: São Pedro, São João Batista, Santo Aníbal, São Francisco e Nossa Senhora Aparecida.

Durante a festa, além do tradicional milho verde cozido, são ofertados diversos alimentos à base de milho como pamonha, curau, bolo, suco, sorvete, croquete, sopa, escondidinho, cuscuz, pastel, além de mini pizza, espetinho e refrigerantes. Ocorre também o sensacional show de prêmios, com sorteio de vários brindes oferecidos pela comunidade.

Os recursos arrecadados com a festa são destinados para a formação dos seminaristas rogacionistas da etapa formativa do propedêutico em Bauru, ajudando no custeio de todas as despesas relativas à manutenção do seminário, alimentação, material de higiene e limpeza, material didático e formativo.