Manfrinato pede ao Executivo carteirinhas de identificação a pacientes com fibromialgia

16/05/2019 - Comprovação do diagnóstico é ferramenta crucial para aplicação do Projeto de Lei aprovado na Câmara, garantindo direito a atendimento preferencial

O vereador Fábio Manfrinato (PP) pediu, na Sessão Legislativa da última segunda-feira (13/05), que a Prefeitura de Bauru desenvolva e forneça gratuitamente carteirinhas de identificação para pacientes diagnosticados com fibromialgia.

A Câmara Municipal aprovou recentemente Projeto de Lei do parlamentar que garante a essas pessoas o mesmo direito a atendimento preferencial em instituições públicas e privadas garantidos a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

“É uma ação fundamental para desburocratizar o acesso a um direito que espero que se torne lei rapidamente, a partir da sanção pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta do texto que votamos na Casa”, explica o vereador.

Após a publicação, o Executivo tem prazo de 60 dias para regulamentar a Lei.

Como a fibromialgia não pode ser identificada visualmente, a carteirinha garantiria a comprovação do diagnóstico.

Na Tribuna, Manfrinato pediu que a liderança do governo reforce o pleito junto à administração.

Inicialmente, o Projeto de Lei do parlamentar estipulava a necessidade da carteirinha, mas o dispositivo precisou ser retirado do texto para não configurar vício de iniciativa, já que o Legislativo não pode impor obrigação nem despesas ao Executivo.

A discussão é semelhante à que envolve o Projeto de Lei que institui a Carteira de Identificação do Autista. Leia mais aqui

Fibromialgia

Os sintomas da fibromialgia – dor muscoesquelética difusa e crônica, fadiga, distúrbios de sono, entre outros – são causa de incapacidade e alterações na qualidade de vida.

“Em tempos de crise aguda, qualquer atividade, por mais simples que seja, se torna um grande transtorno”, explica Manfrinato.

A fibromialgia acomete cerca 2% a 4% da população adulta nos países ocidentais; e as mulheres são 5 a 9 vezes mais afetadas do que os homens. A idade predominante do aparecimento dos sintomas oscila entre os 20 e os 50 anos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Câmara Municipal de Bauru