Manfrinato entrega Moção de Aplauso à Dra. Sara Nader Marta

- Câmara Municipal de Bauru

Trajetória na pesquisa e na extensão voltadas ao tratamento de pessoas com deficiência motivou o reconhecimento por parte do parlamentar

O vereador Fábio Manfrinato (PP) entregou, nesta segunda-feira (02/12), Moção de Aplauso à Dra. Sara Nader Marta, destacando o notório saber e a trajetória da homenageada na pesquisa e na extensão na área de tratamentos de pessoas com deficiência.

A atuação como coordenadora do Programa de Assistência Integral ao Paciente Especial também foi ressaltada pelo parlamentar.

A solenidade ocorreu na sede da OAB-Bauru, durante o evento “Inclusão das Pessoas com Deficiência” – que marca o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Sara Nader Marta é graduada em Odontologia pela Unesp e mestra e doutora em Odontopediatria pela USP.

É também especialista em Pacientes com Necessidades Especiais, título conferido pelo Conselho Federal de Odontologia por notório saber.

Foi cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Bauru até 2012 e atua profissionalmente como dentista.

É também integrante do Grupo de Trabalho para elaboração das Diretrizes de Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência no SUS e professora assistente da Unisagrado, instituição onde também atua como coordenadora do Programa de Mestrado Profissional (stricto sensu) em Odontologia, professora de pós-graduação e coordenadora do projeto de extensão Programa de Assistência Integral ao Paciente Especial (Paipe).

Sob sua coordenação, o Paipe é resultado de uma parceira entre Unisagrado e o Hospital Estadual de Bauru, propiciando a assistência integral a pessoas com deficiência por meio da integração do cirurgião-dentista a uma equipe multiprofissional para a promoção da saúde bucal do paciente. A iniciativa já beneficiou cerca de três mil pacientes desde seu início, em 1997.

Os resultados já alcançados pelo programa mostram a melhora na qualidade de vida destes pacientes e familiares, além da capacitação dos alunos envolvidos (graduação e pós-graduação), que recebem formação técnica e humana, conscientizando-se desta realidade social para que sejam profissionais envolvidos com os programas de cidadania.

A excelência dos serviços prestados foi reconhecida sob a forma de premiações em diversas categorias, como a 2ª edição do "Prêmio Cidadania Sem Fronteiras".

Dra. Sara segue desenvolvendo inúmeros estudos e projetos de pesquisas sobre o tratamento odontológico para pacientes especiais, sendo agraciada com diversos prêmios e menções honrosas.

O vereador Markinho Souza (PP) também prestigiou a entrega da Moção de Aplauso.