Mané Losila pede que governo apure prejuízos causados por empresas na ETE e cobra recuperação da Daniel Pacífico

06/09/2018 - O vereador espera que intervenções sejam incluídas no projeto de interligação da via com a Nuno de Assis

Losila é presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos

O vereador Mané Losila (PDT), que preside a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Bauru, recomendou aos gestores municipais que sejam computados todos os prejuízos ao erário que qualquer empresa (projetista, construtora ou fiscalizadora) tenha provocado ao longo da obra da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Vargem Limpa.

De acordo com o parlamentar, essa tarefa é crucial para que, no momento oportuno, o município acione judicialmente os responsáveis para que os cofres públicos sejam ressarcidos.

O apontamento se deu na última Sessão da Câmara Municipal de Bauru, quando Mané Losila disponibilizou o cronograma atualizado da obra – que, agora, projeta o fim dos trabalhos para março de 2020.

“Se este será o último, só o tempo dirá”, observou, ao lembra que a ETE deveria ter sido entregue em 2016, pela gestão passada. Depois, o prazo foi estendido para o primeiro ano do atual governo; para o segundo – 2018; e, agora, para o último. “Pode ser que só aconteça no outro mandato”, afirmou.

Neste mês, o Grupo Gestor da obra deve apontar o valor final apurado a partir do pedido de 12 novos aditivos ao contrato de construção da estação, que somam mais de R$ 23 milhões.

O valor original do contrato é de R$ 129 milhões, mas outros três aditivos, que totalizam R$ 2.499.626,79, já foram concedidos: um em 2016, outro em 2017 e o último, publicado em 21 de agosto.

Além de novos serviços não previstos pelo projeto executivo – que resultam no aditivo -, o atraso encarece a obra, pois, a cada 12 meses, a construtora tem direito ao realinhamento de preços, que atualiza os valores ainda a serem pagos com base no INCC – Índice Nacional de Custo da Construção.

“Nós vamos cobrar que todas as providências [necessárias para o ressarcimento de prejuízos] sejam tomadas”, afirmou.

Daniel Pacífico

Ainda na Tribuna, Mané Losila cobrou do prefeito Clodoaldo Gazzetta a restauração da avenida Daniel Pacífico, que interliga a Vila Falcão ao Jardim Bela Vista, com o recapeamento das pistas e a recuperação do canteiro central.

O parlamentar espera que as intervenções sejam contempladas no projeto de ligação da via com a Nuno de Assis, anunciada na imprensa pelo chefe do Poder Executivo.

Assista à íntegra do pronunciamento

VINICIUS LOUSADA