Mané Losila: DAESP confirma possibilidade de ampliar limite de voos no Moussa Tobias

24/10/2018 - Reuniões medidas pelo órgão junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a companhias aéreas vão acontecer após o período eleitoral, pois mudança depende da identificação de demanda

Mané Losila preside a Comissão de Transportes da Câmara

O vereador Mané Losila (PDT) anunciou, na Sessão da Câmara Municipal de Bauru da última segunda-feira (22/10), que o DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) confirmou a possibilidade de ampliar o número de voos autorizados semanalmente no Aeroporto Moussa Tobias, também conhecido como Bauru-Arealva.

Portaria de 2016  restringiu a operação do terminal a apenas cinco pousos e decolares por semana de aeronaves da categoria 4C – que abrange os modelos Airbus 320 e Boeing, predominantemente utilizados pelas empresas para o transporte de passageiros.

Em nota enviada como resposta à Moção de Apelo de autoria do parlamentar, que, posteriormente, cumpriu agenda na sede do órgão, o superintendente do DAESP, Fábio Calloni, esclareceu que “a frequência semanal de voos é indicativa” e que “pode ser modificada se houver demanda”.

O texto aponta ainda que novas reuniões, junto a companhias aéreas e também com a participação da Sedecon (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda), serão agendadas após o período eleitoral, a fim de viabilizar novos voos para o Moussa Tobias.

Caso a mobilização resulte no interesse de empresas em trazer novos voos para Bauru, o DAESP reivindicará a alteração da portaria editada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que considerou a movimentação do aeroporto no período entre 2013 e 2015.

Terminal de Cargas

Ainda sobre o Moussa Tobias, Mané Losila revelou que o DAESP destacou a qualidade da infraestrutura e se comprometeu também a viabilizar a construção de um Terminal de Cargas para o aeroporto, a partir de processo de licitação para concessão de áreas.

Na reposta à Moção de Apelo, o DAESP reitera que o Bauru-Arealva é o primeiro colocado em volume de carga dentre todos os aeroportos de sua rede, reforçando a vocação da região para este tipo de atividade.

Assista à íntegra do pronunciamento

Câmara Municipal de Bauru