Mané Losila cobra limpeza periódica de bueiros

Segundo o parlamentar, não há rotina para execução desses serviços, o que pode agravar os problemas de enchentes no período de chuvas; ele sugere a intensificação dos trabalhos nas próximas semanas

O vereador Mané Losila (PDT) cobrou da Prefeitura de Bauru a realização de manutenção e limpeza periódicas dos bueiros da cidade.

Na Sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (02/09), o parlamentar observou que esse tipo de serviço só tem sido executado quando solicitado por vereadores, por meio das indicações; mas defende que haja rotina nas intervenções.

As próximas semanas que antecedem o mês de novembro, observou Mané Losila, são o período ideal para a intensificação da limpeza nos bueiros, que precisam estar desobstruídos para a chegada das chuvas.

O acúmulo de lixo, terra e outros materiais nas bocas de lompo impede o escoamento das águas, que ficam na superfície e não chegam às galerias, agravando as inundações, principalmente nos pontos onde o problema é crônico. É o caso da avenida Alfredo Maia, citada pelo vereador na Tribuna.

O vereador reconheceu a necessidade de ampliar a rede de drenagem em Bauru, mas considera que, hoje, a prioridade é garantir a eficácia da estrutura já existente.

“Não adianta fazer um grande financiamento para construir galerias, se nós não fazemos a lição de casa, que é simplesmente desentupir os bueiros para que as águas corram para os rios”, explicou.

Estação de Tratamento de Esgoto

Ainda na Tribuna, Mané Losila chamou a atenção para a Audiência Pública sobre as obras e trâmites relacionados à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Vargem Limpa) e disse que espera, na ocasião, ouvir o prefeito Clodoaldo Gazzetta sobre o assunto.

A discussão está agendada para o dia 10 de setembro, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Bauru.

Assista à integra do pronunciamento